Tecnologias Digitais e BNCC na Educação Infantil

O App Minha Escola convidou a Isadora Roncareli para falar sobre tecnologia digitais e BNCC. Isadora é formada em pedagogia e mestre em educação! Vamos lá então, boa leitura!

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz muitas dúvidas para as escolas: Como desenvolver os diferentes campos de experiência nas atividades propostas? Como garantir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada faixa etária? Como propor a construção do conhecimento por meio de diferentes tecnologias digitais? A BNCC prevê as interações e brincadeiras como eixos estruturantes da prática pedagógica na Educação Infantil, vinculadas à garantia dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pelo documento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Para garantir esses direitos, as práticas pedagógicas desenvolvidas devem contemplar cinco campos de experiência.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 1- O eu, o outro e o nós: onde são propostas práticas de interação, desenvolvimento pessoal e conhecimento de si e do outro. 2- Corpo, gestos e movimentos: no qual ampliam-se as relações com o corpo, explorando suas potencialidades e os diferentes ambientes que a criança convive. 3- Traços, sons, cores e formas: que prevê a exploração de diferentes culturas através das linguagens das artes, evidenciando a relação da criança com a sociedade. 4- Escuta, fala, pensamento e imaginação: no qual são contemplados aspectos da linguagem, do interesse pelo mundo literário e o desenvolvimento de múltiplas linguagens. 5- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: através do qual as crianças experienciam os conceitos matemáticos na prática, construindo relações entre o seu cotidiano e o mundo físico. Para cada campo de experiência são apresentados objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser contemplados nas diferentes faixas etárias de crianças matriculadas na Educação Infantil (de zero a 5 anos e 11 meses). Além disso, a BNCC apresenta 10 competências gerais a serem desenvolvidas ao longo de toda Educação Básica, que contemplam saberes de diversas naturezas, um dos mais latentes e que está presente em diversas competências diz respeito ao uso das tecnologias digitais para produzir conhecimentos.

Uniftec Kids

Para auxiliar as escolas de Educação Infantil na implementação da BNCC, pensando no uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem e auxiliando na resolução dos desafios enfrentados pelas escolas, o Minha Escola em parceria com o Grupo Uniftec desenvolveu a Uniftec Kids: uma plataforma de curadoria de jogos e recursos pedagógicos ancorados na BNCC e divididos por faixa etária, que conta com acompanhamento pedagógico e atualização mensal dos materiais. São diversos jogos, livros digitais, vídeos e planejamentos didáticos que contribuem para a efetivação da BNCC nas escolas, com propostas adaptadas para o ensino presencial ou remoto. As escolas ainda podem solicitar jogos e materiais sobre temáticas ou objetivos de aprendizagem que desejam desenvolver com as crianças, contribuindo para a atualização da plataforma.

Todos os recursos disponibilizados na Uniftec Kids contribuem para a efetivação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela BNCC e ainda alinham as práticas pedagógicas da escola com as competências gerais, especialmente em relação às tecnologias digitais.

5ª Competência Geral da BNCC:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. As escolas tem acesso a diferentes possibilidades de uso das tecnologias na escola, contemplando os campos de experiência propostos na BNCC, garantindo a efetivação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e proporcionando às crianças interações e brincadeiras em diferentes contextos digitais e não digitais. Por meio de experiências lúdicas e colaborativas que em alguns momentos fazem uso de recursos digitais, e em outros propõe interações com o mundo físico e social no qual as crianças estão inseridas, os recursos pedagógicos da Uniftec Kids facilitam o cotidiano do planejamento escolar. Conheça o Uniftec Kids e transforme a sua escola! Entre em contato e leve a inovação para a sua escola

2.317 visualizações0 comentário