10 dicas de atividades de Dia das Mães para fazer em sala de aula

O mês de maio traz consigo uma data muito especial para todos nós: o Dia das Mães

É uma excelente oportunidade para levar atividades temáticas para dentro da sala de aula.

No blog de hoje, vamos dar 10 dicas de atividades para você realizar na sua escola! Mas antes de passar as tarefas, converse com os pequenos e explique que “Mãe” não é somente aquela que dá a vida, mas é aquela que cuida, que dá amor, que participa da vida dos seus filhos.

E é recomendável também que seja feita uma análise para ver se entre as crianças, tenham algumas que não morem com a mãe, que vivem com avós ou tias ou até mesmo outras pessoas.

1- Cartão Especial: Ajude as crianças a fazerem cartões artesanais para suas mães. Elas podem usar materiais como papel colorido, adesivos, glitter e canetinhas para decorar os cartões com mensagens amorosas.

2- Coroa de Flores: As crianças podem confeccionar coroas de flores para suas mães. Elas podem usar papel crepom, cartolina ou até mesmo flores de verdade (secas ou artificiais) para criar belas coroas que suas mães vão adorar.

3- Pintura em Tela: Forneça telas pequenas e tintas seguras para as crianças criarem suas próprias obras de arte para presentear suas mães. Elas podem pintar livremente ou seguir uma temática específica, como um retrato da mãe ou um símbolo do amor maternal.

4- Livro de Receitas: Ajude as crianças a criarem um livro de receitas com suas receitas favoritas para suas mães. Elas podem desenhar ou colar imagens dos pratos e escrever as instruções de preparo com a sua ajuda.

5- Sessão de Massagem: Ensine às crianças algumas técnicas simples de massagem e permita que elas pratiquem entre si ou em você, como se estivessem mimando suas mães. Isso não só é relaxante, mas também promove a empatia e o cuidado.

6- Entrega de Flores: Organize uma pequena cerimônia onde as crianças possam entregar flores para suas mães. Elas podem recitar poesias, cantar uma música ou simplesmente dar um abraço e um beijo enquanto entregam as flores.

7- Álbum de Fotos: Ajude as crianças a criarem um álbum de fotos com imagens delas com suas mães. Elas podem decorar o álbum e escrever mensagens carinhosas ao lado das fotos.

8- Jogo de adivinhação: Organize um jogo de adivinhação onde as crianças respondem perguntas sobre suas mães, como suas comidas favoritas, cores preferidas, etc. Isso é uma maneira divertida de celebrar as mães e promover a conexão entre as crianças e suas famílias.

9- Sessão de Contos: Realize uma sessão de contos com histórias sobre mães e filhos. As crianças podem escolher suas histórias favoritas para compartilhar com a classe ou você pode ler algumas histórias selecionadas.

10- Brincadeiras em Família: Reserve um tempo para as crianças brincarem com suas mães em sala de aula. Isso pode incluir jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, ou até mesmo uma pequena dança juntos. Essa interação fortalece os laços familiares e cria memórias especiais.

Estas foram nossas dicas, se você gostou, não esqueça de compartilhar com a sua equipe. Nós, do App Minha Escola, desejamos um Feliz Dia das Mães!