Como organizar a sua escola para receber os alunos de volta?

As aulas estão retornando e a sua escola, já está pronta para receber a criançada? Se você ainda está se organizando ou não sabe muito por onde começar, esse post é para você!

Primeiro você deve ter em mente que o comportamento do consumidor mudou, hoje é comum que as pessoas que queiram adquirir um produto ou serviço, priorizem mais a experiência do que o valor que será gasto.

Então você deve pensar estrategicamente para reter os seus clientes e conseguir captar mais alunos para sua escola.

Uma destas estratégias que vem se tornando cada vez mais comum na área da educação, é o uso de ferramentas tecnológicas, como uma Agenda Digital. Ter um aplicativo que integra toda a comunidade escolar é um grande diferencial para a sua instituição.

Ainda existem algumas dúvidas sobre o uso da tecnologia na escola, e a gente já falou sobre alguns Mitos x Verdades sobre Agenda Digital, deixamos o convite para você ler sobre.

Existem alguns pré-conceitos com o uso de um aplicativo escolar, pois acham que é necessário um grande investimento para adquiri-lo, mas é mais barato do que fazer as agendas de papel.

E o planeta Terra te agradece, pois com o App Minha Escola, por exemplo, uma escola com cerca de 55 alunos, economiza em média 72 mil folhas de papel por ano.

Outra coisa que falam sobre, é que as famílias não conseguirão usar o aplicativo. Porém, é totalmente o contrário, os responsáveis conseguem se adaptar bem, além de comunicados na palma da mão, eles recebem as fotos dos filhos realizando as atividades da aula.

E nessa época de volta às aulas, nunca é fácil e sempre exige bastante de toda a equipe da escola. E para receber as crianças com excelência, a sua equipe precisa estar engajada, isso é algo que precisa iniciar ainda no planejamento do ano letivo, normalmente no fim do ano, mas calma que ainda dá tempo!

Proporcionar o senso de pertencimento é, sem dúvidas, o principal fator para motivar a equipe. Então é importante envolver a equipe no planejamento e ouvir todo mundo na hora de pensar sobre as estratégias que serão usadas no próximo ano.

O App Minha Escola ajuda a gerar essa sensação de pertencimento, pois a professora consegue falar, de uma maneira direta, com as famílias pelo nosso chat, sem usar o WhatsApp particular, protegendo a privacidade dela.

Além das mensagens, como já citamos anteriormente, é possível enviar as fotos das atividades realizadas na escola direto para as famílias. Tudo isso deixa a professora mais próxima dos responsáveis e vice-versa.

Através do aplicativo, tem como enviar todos os comunicados de uma vez só, evitando que a professora tenha que escrever em todas as agendas, uma por uma. Avisar sobre feriados, sobre atividades, sobre passeios ficou mais simples e ágil, não é mesmo?

A diretora terá acesso a todos os comunicados enviados, a escola pode acompanhar também se os responsáveis receberam e visualizaram os comunicados. É com notificações também que as cobranças serão feitas, você não precisa se preocupar com mensalidades vencidas, pois o aplicativo irá mandar lembretes no celular dos pais lembrando do boleto para pagar.

É dessa forma que ajudamos a sua escola a diminuir em até 90% a inadimplência, melhorando o fluxo do caixa e possibilitando novos investimentos. Nós temos um post falando exclusivamente de O que é importante na hora de investir na sua escola?

Estas foram algumas dicas de como a nossa solução consegue ajudar a escola na volta às aulas.

E o papel da família no retorno das aulas?

Agora as dicas serão para as famílias e como elas podem preparar as crianças para a escola, que pode ser um processo difícil de ser lidado pelas crianças, pois nas férias, a rotina muda, elas ficam mais tempo em casa, mais tempo para brincadeiras e coisas do tipo.

1 – Converse com a criança sobre a volta às aulas

Se você perceber que seu filho ou filha não está muito contente em voltar para a escola, ajude a criança a entender esse sentimento. Sente com ela e façam uma lista de todas as coisas positivas que a volta às aulas pode trazer. Como rever os amigos, brincar, fazer novas descobertas, reencontrar os professores e aprender novos assuntos!

2- Ajude a criança a encarar a realidade

Tratar a escola como um ambiente agradável e importante na formação das crianças é um fator decisivo na forma que seu pequeno irá encarar essa obrigação.

Portanto, nunca se refira à escola como uma punição ou castigo. Sugerir recompensas, como passeios ou presentes, decorrentes do ato de ir à escola ou estudar não é uma opção saudável.

3- Organize os horários de dormir

A maior missão dos pais no período de volta escolar é acordar os filhos cedo para saírem para o colégio. Essa "preguiça", muitas vezes é provocada pela falta de hábito que as férias provocam nos pequenos.

Por isso, durante a última semana de descanso, comece a controlar os horários que as crianças vão para a cama, pois dormir bem é fundamental para se levantar disposto.

4- Faça da organização do material, uma diversão

É possível criar atividades para customizar os livros e cadernos, por exemplo. Juntos, vocês podem criar uma capa bonita com cola colorida, glitter, canetas, recortes e colagens. Aliás, as crianças adoram passar esses momentos com os adultos, não é? E, de quebra, ainda terão um material personalizado para levar para a escola!

5- Esteja junto da criança na hora de estudar

A princípio, as novas matérias e novos conteúdos a serem aprendidos podem parecer um bicho de sete cabeças! Portanto, tranquilize seu pequeno ou pequena em relação a eles. Reforce que você e a professora estarão presentes para ajudar em toda e qualquer dificuldade.

Finalizamos assim, mais um post do nosso blog, com o intuito de ajudar gestores, professoras e famílias a terem uma volta às aulas tranquila em 2024. Esperamos que essa leitura tenha te ajudado de alguma maneira. Não esqueça de compartilhar com a sua equipe e família!