Buscar
  • App Minha Escola

O que é importante na hora de investir na sua escola?


Conforme o fim do ano se aproxima, as instituições de ensino começam a pensar no próximo ano. E o principal objetivo que as escolas buscam são melhorias para manter o seu público satisfeito e atraindo novos clientes.


Lembrando que nós já falamos sobre um assunto parecido aqui no nosso blog e deixamos o convite aqui para você ir conferir. Aqui nós colocamos algumas dicas de como rastrear alguns problemas da sua escola e buscar a melhor solução possível dentro do seu orçamento.


E para atingir o objetivo que falamos anteriormente, a escola deve sempre estar analisando os processos internos e verificando o que deve melhorar para se manter forte no mercado.


Porém, sabemos que nem sempre o orçamento irá possibilitar fazer todas as melhorias previstas, então, hoje no post iremos falar o que você deve priorizar na hora de investir na sua escola.


Boa leitura!


Para iniciarmos o assunto, independente do tamanho da escola, alguns pontos não podem ser deixados de lado em qualquer circunstância, tais como:


  • Educação de qualidade

Parece óbvio que a educação deve ser prioridade numa escola, porém para ter uma educação de qualidade, a escola deve se preocupar com alguns assuntos.


Como a metodologia, por exemplo. Ela é a base da educação de qualidade em qualquer instituição. Nos dias atuais, as escolas permitem cada vez mais que o aluno não somente absorva o conteúdo, mas também ajude e busque o conhecimento junto do docente.


Esses métodos "conversam” bem com a BNCC e com o que o Novo Ensino Médio pede.

Então, você deve começar pensando se a metodologia atual que você usa, consegue suprir as demandas atuais e se o seu método é flexível o bastante para acrescentar algo, evitando que você tenha que fazer mudanças muito drásticas.


Após você fazer essa análise mais aprofundada no seu método, você deve buscar alternativas e ferramentas para implementar um novo método ou para fazer algumas alterações na sua metodologia atual. Visando que sua escola consiga suprir as necessidades da educação atualmente.


Quando a gente fala em atualidade, não podemos deixar de pensar na tecnologia, que inclusive, é contemplada nas competências da BNCC. Dito isso, a educação não pode mais caminhar sem a tecnologia ao lado, ainda mais após a pandemia, onde tivemos um grande avanço em todos os aspectos da sociedade.


Nós sabemos que essa nova geração aprende desde muito nova a usar a tecnologia, porém é importante que as escolas consigam ensinar os alunos a usarem a tecnologia de uma forma mais produtiva e útil, não apenas recreativa.


  • Comunicação escolar efetiva

Você já pensou em como fidelizar o seu cliente? Além de proporcionar uma educação de qualidade, a sua comunicação deve ser direta e sem ruídos. Muitas vezes o cliente está buscando um atendimento de qualidade, acima de valores, por exemplo.


Se depois da pandemia, onde as famílias tiveram a experiência remota, você ainda utiliza a agenda de papel, você está remando contra a maré. No mundo cada vez mais digitalizado, usar papel é um erro. Pensando financeiramente, ecologicamente e também em tempo gasto.


Hoje em dia, nas escolas que são referência em suas regiões, a grande pergunta é: como fazer a comunicação digital?


E qual o motivo de eu ter falado nas escolas “referências”? Bem, a resposta é simples, muitas escolas hoje em dia, usam as redes sociais para fazer a comunicação com as famílias, WhatsApp, Instagram, Facebook.


Agora imagine o tanto de grupos que existem, todas as informações que são perdidas no caminho... Como podemos ver, essa não é a melhor maneira de se fazer uma comunicação clara e objetiva com as famílias


As escolas que estão, cada vez mais, se tornando referências são as que usam apenas uma ferramenta para comunicar tudo.


Uma ferramenta que facilite o acompanhamento dos pais, que descomplique processos internos, que melhore a comunicação interna da escola, etc...


E se você pensou em uma Agenda Digital, você pensou corretamente. Tendo em vista os avanços tecnológicos, contratar um aplicativo escolar é cada vez mais necessário, visando a organização e otimização do tempo, garantindo que os responsáveis saibam tudo que está acontecendo...


E por mais que pareça algo supercaro e fora do orçamento, na realidade é um investimento que se paga, tendo em vista a economia de papel, e tudo que envolve o uso do mesmo, como clips, toners, etc...


  • Combate à inadimplência

Quando falamos em investimento, não podemos deixar de citar os problemas que a inadimplência causa e a importância de ter um modo de evitá-la, pois se a saúde do caixa estiver bem, o poder de investimento aumenta ainda mais.


E como é feita as suas cobranças? Se elas não surtem tanto efeito e a inadimplência segue com números alarmantes, você deve procurar outras maneiras de fazer essa cobrança.


Usando a nossa Agenda Digital, por exemplo, você poderia parar de se preocupar, pois o nosso aplicativo cuida das mensalidades automaticamente. E sempre mandando notificações lembrando os responsáveis de pagar o boleto, que é gerado de forma automática também, assim como as notas fiscais, incrível, não é?


  • Captação e retenção de alunos

Independente das estratégias que você usa para captar novos alunos, a mais eficaz ainda é a do Marketing boca a boca, ou seja, da indicação. E quem indica a sua escola? São os seus clientes que estão fidelizados e felizes na sua instituição.


E como fidelizar famílias com a sua escola? Bem, é uma resposta até que simples. Você deve ter uma proposta moderna de Educação, ter uma comunicação clara, fazer com que as famílias fiquem engajadas com as suas propostas.


E assim, estamos chegando no fim de mais um post, a gente espera que possamos, ao menos, ter dado dicas valiosas para você tomar as melhores decisões para sua instituição.


Afinal, é para isso que nós, do App Minha Escola, trabalhamos. Nós já estamos em todo o Brasil, revolucionando a Gestão Escolar. Se você quiser fazer parte da comunidade escolar que mais cresce no país, entre em contato com nossa equipe e venha conhecer muito mais do nosso trabalho.





0 visualização0 comentário