Buscar
  • App Minha Escola

Tudo o que você precisa saber de Cultura Organizacional



No post de hoje vamos abordar um tema muito importante que é a cultura organizacional, que deve ser aplicado nas instituições de ensino, tendo em vista que também são empresas.


E para falar do assunto, vamos contar com a ajuda da nossa parceira, Vanessa Medaber, mas primeiro, vamos conhecê-la um pouco mais!


Casada, mãe de três filhos lindos, formada em administração de empresas, com especializações na área educacional, liderança e desenvolvimento de novos negócios, empresária no ramo educacional, sócia e fundadora da Creche e Escola Referência.com, fundada há 11 anos na cidade do Rio de Janeiro e mentora em gestão escolar.


Ela vai compartilhar com a gente hoje um pouco do que ela vem estudando e praticando no mundo da gestão educacional, sobre a importância e o impacto da cultura organizacional nos resultados da sua escola.


Mas antes, temos que entender o que é cultura organizacional e como ela se aplica para escolas.


Resumidamente, a cultura de uma organização é a representação de todas as relações presentes em seu cotidiano. Os hábitos de comunicação, a forma de tomar decisões, o projeto pedagógico e outros fatores igualmente relevantes fazem parte da cultura de uma instituição.


Portanto, é possível entendê-la como um elemento que conecta as inúmeras variáveis presentes no cotidiano escolar, seja do ponto de vista pedagógico ou administrativo.


E ela é importante pois a escola vive em constante tensão e o gestor escolar deve estar amplamente preparado para lidar com esse clima, sem desfavorecer o ambiente à aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas envolvidas no processo educacional.


Sabemos que são inúmeras as habilidades exigidas deste papel, tais como, técnica de ordem pedagógica, financeira, habilidades de comunicação e até aspectos legais.


O gestor escolar necessita de conhecimento para atuar em todas essas áreas e ainda encarar todos os desafios comuns a qualquer organização, como estar atento a inovações, suportes tecnológicos, avaliação e posicionamento de mercado e a famosa pressão por resultados.


Então hoje queremos compartilhar com vocês um tema pilar para o desenvolvimento sustentável das nossas instituições de ensino, a Cultura Organizacional, a Vanessa sempre se pergunta se a identidade dela está sendo realmente impressa nas ações e movimentos dos seus negócios.


Para ela, vale destacar, que é indispensável que a sua identidade, princípios e valores, estejam bem presentes na cultura de sua empresa.


Com o crescimento e a aquisição de novos parceiros, esse movimento acelerado pode dificultar que a mensagem desejada chegue na íntegra ao nosso cliente final, no entanto, se temos bem definidos os valores e a missão da nossa empresa, não só em frases bonitas escritas e presas nas paredes, mas sim em ações e práticas que envolvam verdadeiramente seus colaboradores e a todos os envolvidos nas operações do dia a dia, certamente facilitará na implantação de uma cultura empresarial clara e sustentável.


Suas práticas, escolhas e direcionamentos diários farão com que a cultura organizacional da sua escola seja desenhada e impressa em suas operações, o que é fundamental para a garantia de bons resultados.


Já parou para analisar esse pilar na realidade da sua escola? E o impacto dele nos seus resultados? O que você tem feito para fortalecer seus valores?


  • Alinha os professores aos valores institucionais

Os professores moldam a sua forma de trabalho com o tempo, com as experiências em outras instituições de ensino. São dessas formas que os professores criam os seus métodos para lidarem com o dia a dia escolar.


É fundamental que, quando um novo professor chegar na sua escola, ele saiba os valores da sua instituição.

  • Dá propósito às aulas

Culturas organizacionais esclarecidas podem ajudar a unificar os conteúdos de diferentes disciplinas em torno de um propósito. A lógica pode até parecer complexa, mas é mais simples do que você imagina.


Quando todos estão unidos num mesmo objetivo, as aulas passam a ter um propósito ligado aos valores que a instituição prega. Por isso, criar uma rotina de ensino-aprendizagem para os estudantes tende a ser uma medida extremamente útil por unificar os métodos e assuntos vistos em sala de aula.


Assim, é viável pensar na interdisciplinaridade sob uma ótica agregadora, que de fato estimule os estudantes a pensar em temáticas mais complexas de forma integrada.

  • Integra a equipe

Integrar o coordenador pedagógico, os professores e os membros da direção e até mesmo os demais colaboradores é uma medida repleta de benefícios para a instituição.


A definição dos valores é proveitosa para que as funções de todos esses profissionais estejam devidamente alinhadas e, consequentemente, seus comportamentos. Dessa forma, eles podem partilhar de preceitos semelhantes, visando um objetivo comum.


Assim, com uma cultura organizacional estruturada, há a possibilidade de tornar a escola um lugar melhor, onde todos colaboram de modos distintos, mas falam a mesma “língua” e agem de acordo com ideias e missões previamente estabelecidas.


Desse modo, evita-se que os colaboradores ajam de maneira muito divergente do esperado, o que poderia gerar conflitos e prejuízos para a instituição.


E você pode também buscar outras ferramentas que ajudem nessa organização, como uma agenda digital.


Que centraliza toda a comunicação em um só lugar, engajando equipe e famílias com suas propostas.


E que deixa os seus processos mais simples, desde a Gestão Escolar, cuidando dos contratos, boletos, notas fiscais...


Até todos os comunicados que a escola precisar, como eventos, Resumo Diário, etc. Tudo na palma da mão!


Todo o processo de gestão escolar é uma enorme construção diária pautada em muito amor e responsabilidade pelo que fazemos.


Esperamos que esse conteúdo tenha sido importante, tendo em vista que é um assunto que pode transformar a sua escola.


E para saber mais sobre esse assunto, a Vanessa compartilha muito do dia a dia dela, falando não só, da cultura organizacional, mas também de muitos outros assuntos referentes à gestão escolar!


Vocês podem acompanhá-la por esses canais:

Intagram: @vanessamedaber

Facebook: vanessamedaberconsultora

Youtube: Vanessa Medaber

Contato: (21) 9 9911-6661






0 visualização0 comentário