Buscar
  • App Minha Escola

O papel da Escola na Infância da criança.



Hoje, dia 21/03 comemoramos o Dia Mundial da Infância, que foi criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), apesar da semelhança, não tem nada a ver com o Dia das Crianças, que tem um objetivo mais comercial.


O Dia Mundial da Infância é uma data que tem como intuito trazer a reflexão sobre as condições de vida das crianças ao redor do mundo. Serve para conscientizar pais, responsáveis, educadores, governantes sobre a importância de uma formação social de qualidade, que terá consequência no futuro, quando as crianças virarem adultos.


Neste artigo, iremos falar sobre o papel da Escola na infância e no crescimento das crianças e meios para auxiliar as Escolas neste processo de desenvolvimento. Além das escolas, iremos falar da participação dos familiares nesta fase da vida dos seus pequenos e como eles devem trabalhar juntos da escola para proporcionar a melhor experiência para o aluno.


As instituições de ensino têm uma parcela muito grande e necessária nesta parte da vida das crianças, que ainda não sabem como se expressar, como lidar com uma frustração, como conviver com diferenças, etc...


Nos primeiros anos de vida da criança, ela tem o seu desenvolvimento no meio familiar, é com os pais, irmãos, avós e outros familiares que ela irá aprender novas coisas e criar habilidades, porém ainda sem um método pedagógico para potencializar estas habilidades.


É aí que entram as instituições de ensino, são nelas que os alunos irão dar os primeiros passos em um ambiente novo, distante da família. Em um lugar novo, onde ela pouco conhece, o Educador será o responsável neste processo de desenvolvimento comportamental e social dos alunos.


Estas crianças que irão ter contato pela primeira vez com pessoas diferentes, com crenças e culturas diferentes, deste modo as crianças aprendem a ter tolerância, respeito, aprendem a trabalhar em equipe, dentre outras coisas muito importantes que serão levadas para a vida inteira.


Na Escola, o aluno irá desenvolver o seu emocional, pois o professor não conseguirá dar atenção somente para determinado aluno, a criança também não irá ganhar todas as brincadeiras, assim como não irá ser o melhor em todas as atividades propostas pelo Professor.


E conforme o tempo vai passando, as novas gerações estão cada vez mais sem paciência, sem saber esperar sua vez. Em casa, estão acostumadas a terem o que querem na hora, se não, irão se frustrar facilmente.


É na Escola que esta criança irá aprender que é preciso esperar. Esperar a sua vez de falar, de brincar, esperar a hora do lanche para comer, esperar o horário para ir embora...


Outro fato importante neste desenvolvimento, é que muitas vezes os familiares hesitam na hora de dizer não, porém na sala de aula, o aluno irá ouvir algumas vezes a palavra “não”. Isto é importante para que quando os alunos forem adultos, consigam lidar de uma maneira tranquila com frustrações da vida adulta.


Por mais que em casa se tenha uma rotina, é na escola que a criança terá seu primeiro contato com uma rotina mais regrada. Em casa se tem uma maior flexibilidade de uma rotina, como por exemplo o horário de dormir ou acordar. Na escola isso não acontece, os alunos seguem os horários determinados pelos educadores.


Estas regras ajudam também no desenvolvimento da criança, pois é ali que ela irá aprender que existem regras e que se deve segui-las e se não fizer o correto, terá que lidar com consequências, ainda que esta consequência será uma conversa com o professor.


A Escola irá auxiliar o aluno a se expressar de sua maneira, através de atividades com massa de modelar, giz de cera, tinta, etc... Consegue despertar nos alunos capacidades afetivas e cognitivas através da psicomotricidade, aliando movimentos do corpo ao que o aluno sente e quer expressar de alguma forma, deste jeito o Educador consegue conhecer mais os alunos e identificar características, que ainda não eram conhecidas daquela criança.


É importante incentivar o aluno a expressar o que sente e o que pensa, para conseguir isto, o professor deve estimular as crianças através de brincadeiras, jogos e cantigas, não esquecendo da parte pedagógica destas atividades. Quanto mais forem estes estímulos, maior o desenvolvimento da linguagem dos alunos.


Depois deste desenvolvimento da linguagem e da expressão, os alunos conseguirão se comunicar melhor e na vida adulta se sairão muito bem em situações que precisem, como um trabalho em equipe, por exemplo.


Como você pôde ler até aqui, as escolas tem grande importância neste desenvolvimento, porém as famílias também devem estar engajadas neste processo e auxiliarem as escolas para o melhor desenvolvimento de seus pequenos.


E qual é o papel das famílias nesta fase em que suas crianças estão iniciando sua jornada escolar? As famílias devem estar conectadas às escolas e acompanhando como está sendo o crescimento do aluno dentro da sala de aula.


Esta proximidade entre Família e Escola é essencial, pois se os responsáveis estiverem demonstrando interesse, as crianças irão se sentir apoiadas e terão mais confiança, assim podem melhorar o desempenho dentro da Escola.


Com os responsáveis mais presentes no ambiente escolar, os alunos tendem a melhorar o comportamento dentro da sala de aula e participarem mais das aulas, melhorando a aprendizagem.


Outro ponto importante para garantir um melhor desempenho escolar do aluno, é para que os familiares diminuam as faltas, para que as crianças consigam acompanhar tudo e não fiquem de alguma maneira “para trás” dos seus colegas.


E nós, do App Minha Escola, temos como missão ajudar estas Famílias e Escola, buscando melhorar esta comunicação e fortalecer os laços, deste modo possibilitando o acompanhamento dos pais da rotina dos filhos dentro da Escola.


E buscamos auxiliar a Escola na captação e retenção de alunos, ter uma melhor e mais fácil gestão escolar, otimizando o tempo e simplificando a rotina escolar com apenas alguns cliques.


Entre em contato com a gente e se junte a escolas de todo o Brasil que já estão obtendo resultados melhores e se destacando em suas regiões com nossa ajuda.



Feliz Dia Mundial da Infância.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo