Dicas de receitas saudáveis para a Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais aguardados pelas crianças. Por conta, principalmente, dos chocolates recebidos, pelas brincadeiras na escola e em casa.

Porém, o chocolate em excesso, não é nada saudável. E aproveitando o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, pensamos juntos da nossa parceira Goñi Consultoria Nutricional, algumas dicas de receitas saudáveis de Páscoa, para além dos chocolates, as crianças possam se alimentar bem e de maneira saudável.

Biscoitos amanteigados

Ingredientes

• 3 xícaras de farinha de trigo (420 gramas)

• 1 xícara de manteiga sem sal amolecida

• 1 xícara de açúcar (160 gramas)

• 1 ovo

• 1 colher de chá de essência de baunilha ou raspa de limão

• 1 colher de café de bicarbonato de sódio

• 1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Bata o açúcar e a manteiga (de preferência com a batedeira) até conseguir uma mistura homogênea e bem suave.

2. Acrescente o ovo e a essência ou raspas e volte a bater, para incorporar.

3. Misture os ingredientes secos (a farinha, o bicarbonato e o sal) em uma outra tigela e, pouco a pouco, adicione-os ao preparado anterior, misturando com as mãos (a massa ficará mais pesada).

4. Amasse muito bem a massa dos biscoitos, até que todos os ingredientes estejam perfeitamente incorporados e a massa desgrude das mãos.

5. Modele em forma de bola e reserve na geladeira por 30 minutos a 1 hora, para firmar e conseguir biscoitos crocantes.

6. Após esse tempo abra a massa, use cortadores temáticos e corte-os, leve-os para assar no forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos, ou até começarem a dourar ligeiramente nas laterais. Decore-os com glacê real de sua preferência.

Coelhinho de frutas

• 2 unidades de abacaxi

• 2 caixas de morangos

• 3 cachos de uvas rubi

• 3 cachos de uva Thompson

1. Descasque e corte os abacaxis em rodelas;

2. Higienize as uvas e o morango;

3. Corte os morangos ao meio;

4. Organize as rodelas de abacaxi em sequência;

5. Corte uma fatia do abacaxi em formato de orelha do coelho;

6. Coloque 3 uvas rubis (com o auxílio de palitos de dente) em uma rodela de abacaxi formando os olhos e o nariz;

7. Coloque as uvas e os morangos ao redor das rodelas de abacaxi.

Pão de coelhinho

• 4 xícaras de cenouras cozidas e cortadas em rodelas

• 2 ovos

• 1 xícara de água morna

• 2 colheres de sopa de fermento biológico seco

• 3/4 de xícara de óleo

• 1/2 xícara de açúcar

• 1 colher de sopa de mel

• 2 colheres de chá de sal

• 8 1/2 xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo

1. Bata a cenoura no liquidificador ou em um processador até obter um purê, após adicione os ovos e 1/2 xícara de água, batendo até o purê ficar bem cremoso;

2. Em uma tigela grande, coloque o fermento biológico seco e o restante da água, mexendo até dissolver totalmente o fermento.

3. Despeje então o purê de cenoura e na sequência, adicione o óleo, açúcar, mel, sal e 5 xícaras de farinha, misturando e amassando com as mãos;

4. Adicione mais farinha conforme achar necessário até obter uma massa de pão macia e lisa.

5. Polvilhe a sua bancada com um pouco de farinha e sove a massa por 6 a 8 minutos, para que ela obtenha um pouco de elasticidade.

6. Em seguida, coloque a massa em uma tigela grande levemente untada com óleo, cubra com um pano úmido ou um plástico filme e deixe descansar por cerca de 1 hora, para dobrar de tamanho;

7. Divida a massa em bolinhas pequenas. Coloque as bolinhas de massa em uma assadeira untada de óleo ou spray para untar e cubra novamente com um pano úmido ou filme plástico, deixando descansar por mais 1 hora.

Sanduíche de Coelhinho

• 4 fatias de pão de sanduíche

• 1 fatia de queijo

• 1 cenoura cozida cortada em palitos finos

• 1 beterraba cozida

• 1 ovo cozido

• 1 tomate

• 1 fatia de alface

• 1 colher de sopa de requeijão

1. Corte as fatias de pão em rodelas grandes;

2. Pegue 2 fatias do pão cortado em rodelas e corte-as ao meio;

3. Passe o requeijão nas 2 fatias, acrescente o tomate e o alface;

4. Pegue as outras 2 fatias que foram cortadas ao meio e passe requeijão, junte-as e coloque sob as rodelas, formando as orelhas do coelho;

5. Coloque a cenoura sob as rodelas formando o bigode do coelho;

6. Corte a parte branca do ovo (clara) em rodelas pequenas formando os olhos do coelho e a boca;

7. Coloque a parte amarela do ovo (gema) sob os olhos;

8. Corte a fatia de queijo em rodelas e depois ao meio, após coloque-a sob as orelhas do coelho;

9. Corte a beterraba em triângulo formando o nariz do coelho;

10. Sanduíche pronto, hora de degustar!

Coelho de panqueca

• 2 bananas

• 2 ovos

• 1 colher de sopa de açúcar

• 5 colheres de sopa de farinha de trigo

• 1 colher de sopa de fermento químico

• 1/2 xícara (chá) de leite

Para a montagem:

• 1 banana

• 1 cenoura cortada em fatias finas

• 1 morango

• 2 uvas

Modo de preparo para panqueca:

1. Em uma vasilha, amasse as duas bananas com a ajuda de um garfo, junte os dois ovos, o açúcar e misture bem;

2. Acrescente a farinha de trigo, uma colher de cada vez, misturando para não empelotar;

3. Por último coloque o leite, mexendo até obter uma massa homogênea.

4. Coloque uma concha da massa no centro de uma frigideira antiaderente, devagar para que a massa não se espalhe muito (se preferir pode ir moldando com a ajuda de uma colher);

5. Deixe dourar e com a ajuda de uma espátula vire e doure o outro lado.

Cenoura do coelho

• 1 brócolis cozidos

• 5 cenouras cozidas

Modo de preparo:

• Corte as cenouras em rodelas;

• Corte os brócolis em arvorezinhas;

• Organize legumes conforme a imagem acima.

Estas foram as dicas de hoje, esperamos que você aproveite a Páscoa ao lado das pessoas que você ama!

Não esqueça de fazer as receitas e marcar @app.minhaescola e @goniconsultorianutricional nas redes sociais!