top of page
Buscar
  • Foto do escritorApp Minha Escola

Alimentação e saúde andam juntas na infância


Não se pode ser uma criança saudável sem ter uma alimentação correta, concorda?


No post de hoje, vamos aproveitar o Dia da Saúde e Nutrição e vamos abordar estes 2 temas e vamos te mostrar como é importante proporcionar uma boa alimentação para os pequenos e como isso afeta na saúde deles.


Uma coisa que com certeza tirou o sono de muitos responsáveis nesses últimos anos é como seria a vida de suas crianças dentro da escola com a pandemia se espalhando, quais seriam os cuidados das escolas.


Estas dúvidas não foram exclusividade das famílias, os educadores também tiveram várias, como realizar os protocolos de uma maneira simples e sem complicações, como manter todos os alunos seguros.


Imagine ter que tirar temperaturas na entrada, na saída da escola e anotar todas em uma folha, arquivá-las e ter que organizar a saída da turma sem causar aglomerações na frente da escola. Estas são algumas das tarefas que as escolas têm que fazer.


Com uma Agenda Digital as escolas conseguem fazer tudo isso e um pouco mais de uma maneira simples e com poucos cliques.


O App Minha Escola tem a funcionalidade “Saúde” onde você consegue fazer todos os protocolos pelo celular, tirar temperaturas, responder um questionário sobre o aluno, por exemplo se ele apresentou algum sintoma como febre. As famílias também respondem o questionário informando se a criança teve algum sintoma em casa.


Os responsáveis conseguem informar se o aluno precisa tomar um medicamento em determinado horário e uma notificação será enviada para o celular do professor para não perder o horário.


Outro desafio dos professores é organizar a saída dos alunos, porém em um dia de chuva fica complicado de evitar uma aglomeração, por exemplo.


Usando o “Estou Chegando” os professores têm possibilidade de visualizarem o trajeto dos responsáveis de casa ou do trabalho até a escola, então fica mais fácil organizar.


E depois de realizar todos os procedimentos as informações ficarão disponíveis no Resumo Diário para que as famílias tenham essa proximidade da rotina dos filhos na escola.


Viu como o uso do nosso aplicativo facilita a vida dos educadores? E isso que falamos somente sobre a parte da Saúde, agora vamos falar sobre a nutrição na escola e o que nossa Agenda Digital pode ajudar nessa hora.


A nutrição infantil está ligada ao desenvolvimento intelectual, corporal e motor. A alimentação é importante pois quando somos crianças nosso corpo é mais exigido, pois o crescimento está acontecendo de maneira mais rápida.


Além disso, as crianças estudam, aprendem a ler, praticam exercícios, resolvem cálculos, desenvolvimento da parte motora e não podemos esquecer das brincadeiras, não é?


Isso faz com que o corpo gaste muita energia e se a criança não estiver se alimentando da maneira correta, ela pode ter problemas, tais como atraso no desenvolvimento psicomotor e corpóreo, falta de atenção na aula que resulta no atraso intelectual entre outros problemas que podem acontecer ao longo do crescimento.


Muitas famílias não conseguem implantar uma dieta saudável para as crianças em casa, por alguns fatores como falta de tempo e até menos a falta de habilidade na cozinha, são coisas que interferem e acabam fazendo as crianças se alimentarem com comidas com bastante sódio, açúcar e gorduras.


Essa falta de “educação alimentar” em casa pode acarretar alguns problemas na hora de comer na escola, pois é na infância que criamos preferências por determinados alimentos.


Então se desde pequeno se ensina a criança à comer direito consegue reduzir os perigos de desenvolver doenças como doenças cardíacas, diabetes, deficiências imunológicas, obesidade, entre outros problemas...


Por isso a alimentação na escola é muito importante, a escola ter um cardápio bem equilibrado e que consiga entregar todos os nutrientes precisos para as crianças faz a diferença no desenvolvimento.


Nós vamos deixar aqui umas dicas de alimentos que são indispensáveis nos pratos das crianças.

  1. Feijão – É o alimento típico do Brasil e que não falta no prato de ninguém, pois ele tem muitas proteínas, cálcio, fibras, ferro e vitamina B, por exemplo, que são nutrientes que não podem faltar na alimentação dos pequenos;

  2. Cenoura – Sabemos que as crianças costumam ter resistência quando o assunto é comer legumes, mas o gosto adocicado facilita para as crianças comerem, é uma fonte rica em fibras e em potássio, sendo interessante para crianças em fase de crescimento. É um alimento rico em carotenoides, que explicam a cor alaranjada;

  3. Brócolis – Possui vários nutrientes, como: proteínas, fibras, vitamina C e ferro, por exemplo. Este tipo de alimento geralmente encontra uma resistência maior por parte das crianças e é por isso que a educação alimentar ganha ainda mais força;

  4. Ovo – Existe uma substância presente no ovo que se chama colina, ela é muito importante para o desenvolvimento cerebral das crianças. Também é uma fonte de proteínas, vitaminas A e D e zinco;

  5. Carne - As carnes (vermelha ou branca) são ricas em proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Encontrar todos esses nutrientes em um só alimento resulta num melhor desenvolvimento da criança;

E para aproximar as famílias dessa rotina alimentar dos seus pequenos na escola o App Minha Escola oferece a aba “Cardápio” onde os responsáveis conseguem acompanhar de perto o que os filhos estão comendo.


Não só o que estão comendo, mas como estão se alimentando. No Resumo Diário as professoras conseguem colocar se o aluno comeu bem, se comeu pouco, se comeu mais ou menos determinado alimento. Tudo isso em poucos cliques e de maneira mais efetiva.


Viu só como o App Minha Escola pode facilitar o trabalho dos educadores? E hoje a gente abordou somente 2 assuntos, Saúde e Nutrição.


Com nosso aplicativo a Escola consegue:

  • Ter uma inadimplência quase zerada, pois os boletos e notas fiscais são gerados de forma automática e enviados direto para o celular dos responsáveis.

  • Fortalecer o vínculo da comunidade escolar. Dessa forma você consegue reter alunos e captar outros, tendo em vista que mais de 90% de novos estudantes vêm através de indicações de famílias que já estão na escola.

  • Descomplicamos os processos da escola como comunicados, atividades escolares. Diretores conseguem saber tudo sobre o que está sendo comunicado desde as famílias até os professores.

Se você ficou interessado, entre em contato com nossa equipe e conheça ainda mais sobre nossa Agenda Digital.











130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page