top of page
Buscar
  • Foto do escritorApp Minha Escola

A importância de ter professores qualificados para o sucesso da escola


O Dia dos Professores está se aproximando, por isso resolvemos conversar um pouco sobre a importância destes profissionais para obtermos bons resultados em nossas escolas.


Para isto, chamamos nossa Assessora Pedagógica Profa. Ma. Isadora Roncarelli, para nos contar sobre a importância de uma equipe qualificada e engajada nas ações da escola.


O ambiente escolar, seja de Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio, é um espaço de trocas e construções coletivas. Professores, funcionários e gestão escolar precisam estar engajados com as ações da escola para que crianças, estudantes e familiares possam se sentir parte da instituição e colaborar com seu bom funcionamento.



De que forma podemos contribuir com a qualificação de nossa equipe docente?



Há algumas formas de melhorar o engajamento dos(as) professores(as) com as ações propostas pela gestão escolar, vamos conversar sobre cada uma delas:


1- Tornar a escola um ambiente de trabalho saudável


Quando pensamos na escola como um espaço de partilha e construção do conhecimento em comunhão para crianças e estudantes, precisamos pensar também como espaço de qualidade para docentes.


Muitas vezes a sala de aula é um ambiente exaustivo fisicamente e mentalmente, afinal são diversas crianças e jovens demandando a atenção de um único adulto, que precisa conciliar o cuidar e o educar constantemente.


Um apoio da gestão escolar, seja na organização dos tempos e espaços da escola, seja de forma emocional, é fundamental para que os(as) docentes não se sintam esgotados e tenham motivação para seguir trabalhando.


Espaços (e tempos) de descanso, de planejamento coletivo e de interação entre os(as) professores(as) são bem-vindos para auxiliar na construção de um ambiente de trabalho saudável e harmonioso.


2- Promover encontros e momentos de troca entre os(as) docentes


Os encontros entre professores(as) são um importante espaço de formação e construção de uma identidade coletiva. Todo(a) professor(a), ao longo de sua carreira, desenvolve sua identidade docente, constituída por saberes aprendidos na formação inicial, por experiências vividas na docência e por suas vivências de vida fora da escola.


Esta identidade individual também é afetada pelas relações estabelecidas com seus colegas, formando uma identidade coletiva, do grupo que compõe a escola. Promover momentos de trocas, portanto, é uma forma importante de fazer com que boas experiências sejam multiplicadas e que planejamentos coletivos sejam criados, fazendo com que o grupo de professores(as) caminhe em direção aos mesmos objetivos.


3- Investir na formação continuada da equipe


Uma equipe de professores(as) qualificada pressupõe investimento em formação continuada. A docência e os fazeres pedagógicos estão em constante transformação, uma formação inicial, seja um Curso Normal ou uma Licenciatura, não garantem um profissional qualificado ao longo de toda carreira.


Para que docentes possam acompanhar as novas demandas de estudantes e da sociedade atual, é indispensável que a formação continuada seja efetivada na profissão.


Os(as) professores(as) precisam buscar por esta formação com incentivo das escolas. Se há investimento (seja financeiro ou de tempo) neste tipo de prática, os resultados para a escola serão ainda maiores.


Uma equipe pronta para atender às demandas atuais, que reflete constantemente sobre sua prática, motiva-se a continuar estudando e trabalhando em prol da educação. As ações propostas pela gestão escolar e pelos próprios estudantes terão mais espaço nas instituições de ensino, sendo abraçadas pela equipe com mais entusiasmo e dedicação.


4- Valorizar a participação da equipe nas decisões da escola


Uma equipe de docentes engajada precisa ter espaço nas decisões da escola. Os(as) professores(as) tem muito a contribuir com o sucesso das instituições de ensino, afinal são eles que estão, no dia a dia, enfrentando os desafios na sala de aula e que possuem formação para atuar nas diferentes dimensões da escola.


Quem escuta primeiro as demandas dos estudantes e suas famílias são os(as) docentes, por isto escutá-los na hora de tomar as decisões é indispensável para que a gestão seja mais assertiva, garantindo uma escola agradável para todos que a habitam.


Valorizar as contribuições da equipe docente mostra que o engajamento da gestão com as pessoas é peça fundamental da organização escolar, fazendo com que os(as) professores(as) sejam felizes em seu local de trabalho.


5- Mostrar para estudantes e familiares a importância dos professores na escola


O que seria das escolas sem os(as) professores(as)? O papel destes profissionais na escola é indispensável e precisa ser respeitado e valorizado. É claro que como professores(as), ou gestores da educação, defendemos a docência e seus profissionais, mas sabemos que esta profissão ainda é desvalorizada socialmente.


Precisamos mostrar para estudantes e familiares como estes profissionais são indispensáveis nas escolas, o quanto contribuem para o desenvolvimento das crianças e a aprendizagem dos estudantes, e, em como são aliados das famílias na educação de crianças e jovens.


O papel da escola e da gestão escolar perpassa não só a valorização financeira, que também é importante para mantermos profissionais motivados nas escolas, mas também a valorização social destes sujeitos, mostrando o compromisso da instituição com o cuidado com os(as) professores(as).


Valorizar os(as) professores(as) é tarefa diária, mas o Dia dos Professores pode ser um incentivo para começar a colocar esta tarefa em prática.


Que tal organizar um momento de descontração entre os(as) professores(as)? Se você é gestor(a), pense em como pode mostrar para a equipe docente o quanto fazem a diferença na escola.


Se você é professor(a), aproveite o dia para refletir sobre seu papel na educação do país, o quanto faz a diferença nas vidas das crianças e jovens que passam pela sua sala de aula e como você pode unir forças com seus colegas docentes para seguir lutando por uma educação para todos, justa e de qualidade.


A Equipe do App Minha Escola trabalha para que o dia a dia dos(as) professores(as) possa ser cada vez mais tranquilo, que o tempo de docência possa ser de qualidade com as crianças e jovens, sem perder tempo com a burocracia.


Nosso desejo para este dia 15 de outubro é que professores e professoras se sintam abraçados e valorizados pelo importante trabalho que realizam em nosso país.


Um Feliz Dia dos Professores!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page