top of page
Buscar
  • Foto do escritorApp Minha Escola

A importância de cuidar do meio ambiente desde criança

Atualizado: 23 de ago. de 2023


O Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e é uma excelente oportunidade para falarmos do futuro do nosso planeta também de como podemos ensinar boas práticas desde cedo para as crianças.


No post de hoje, vamos falar sobre a importância de se ter uma boa relação com o meio ambiente desde cedo.


É um papel dos responsáveis e das escolas incentivarem hábitos saudáveis, mas que podem mudar o mundo.


Coisas simples como jogar o lixo em lugares adequados, economizar água e energia podem evitar inundações, por exemplo.


Para formar uma criança com consciência ambiental pode ser um processo lento, por isso a família deve estimular bons hábitos desde a primeira infância e seja sempre um exemplo para a criança.


Algumas dicas de como iniciar esse processo de aprendizado em casa e na escola:


  • Seja o exemplo

Lembre que suas ações falarão por você. Cultive bons hábitos, pois ao ver o comportamento do adulto a criança irá copiar e com isso criar consciência de uma forma mais consistente.


Se você não jogar lixo na rua e guardá-lo no bolso até chegar em casa, já é um bom exemplo. Explicar o porquê é errado jogar papel no chão e as consequências que isso pode acarretar, como uma inundação com o acúmulo de lixo nos bueiros;


  • Ensinar sobre reciclagem

Segundo uma estimativa feita pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 2025 a produção de lixo mundial saltará de 1,3 bilhão de toneladas que temos atualmente para 2,2 bilhão de toneladas.


É comum fazer a reciclagem com materiais sólidos, como metal e plástico e como vivemos em uma época consumista é interessante estimular a criação de brinquedos, reciclando o lixo. É uma maneira divertida de estimular as crianças.


  • Ensinar que tudo o que comemos também vira lixo

Da mesma forma que devemos falar sobre os lixos recicláveis, também devemos ensinar o consumo consciente, essa lição pode começar pelos alimentos que consumimos.


E como fazer isso? Bem, devemos mostrar a situação da fome no mundo e quantas pessoas sofrem com a falta de alimentos e como é importante comprar somente o necessário, para que não haja desperdício.


  • Melhor aproveitamento do alimento

É interessante buscar receitas que aproveitem melhor as cascas, sobras, folhas etc. Você também pode usar sua criatividade para criar pratos com as sobras do almoço ou janta e sempre peça ajuda das crianças para fazer.


Outro bom exemplo é fazer um bolo de banana ou laranja feito também com as cascas, que além de nutritivo ensina os pequenos à usar todo o alimento.


  • Explicar de onde vem a água que bebemos

Conversar sobre a importância de preservar as nascentes de rio, que a água do mar apesar de abundante, não podemos beber etc.


Mostrar de onde vem a água que a gente bebe, que tomamos banho pode facilitar a compreensão. E que se a gente não consumir só o necessário a água poderá acabar em breve.


Por isso é importante que os banhos sejam curtos, que ao escovar os dentes é preciso manter a torneira fechada e o mesmo quando lavar a louça, e que é preciso apagar a luz do cômodo quando sair, pois a energia elétrica também vem da água.


  • Economizar recursos

Conservar recursos é fundamental para garantir que outras gerações também possam habitar o planeta.


Ensine a criança a não deixar as luzes acesas no quarto e a sempre desconectar os aparelhos eletrônicos da tomada.


Explique ao seu filho que, ao economizar energia, ele protegerá o meio ambiente de novas construções hidrelétricas, que inundam grandes áreas e alteram ecossistemas; usinas termelétricas, que emitem gases nocivos para criar um efeito estufa;

e usinas nucleares, devido à sua geração resíduos tóxicos e risco de acidentes, representam um risco permanente.


A conservação da água também é importante, pois começamos a experimentar anos de escassez de água. No Brasil, algumas cidades já sofrem com restrições hídricas e rotações de abastecimento de água durante o verão. Alternativamente, os jovens são aconselhados a acelerar o banho e fechar a torneira para ensaboar e escovar os dentes.


  • Pratique o desapego

Com a ajuda da criança, escolham quais os brinquedos que não estão mais sendo usados e façam uma doação, as roupas que não servem mais também podem ter o mesmo destino. E você pode fazer a mesma coisa!


  • Deixe o carro de lado e vá de bike ou a pé

Já pensou em toda a poluição causada pelos combustíveis dos carros? Por isso uma dica legal é trocar o carro, se possível pela bicicleta ou por uma caminhada. Dê o exemplo para o sua criança!


  • Ensine os 3 R’s para a criança

Reduzir: eliminação e redução da geração de resíduos sólidos ou da sua toxicidade;


Reutilizar: utilização dos bens de consumo tantas vezes quanto possível, para o uso a que se destinam originalmente ou para outros usos;


Reciclar: processamento dos materiais descartados para que possam retornar ao ciclo produtivo como matérias-primas.


Usufruindo dessas 3 “regras” você incentiva a diminuição do consumo, ao invés de comprar um brinquedo novo, pode trocar com um amigo ou familiar, por exemplo. Dessa forma você estará diminuindo a geração de resíduos.


  • Incentivar o conhecimento sobre o assunto

A melhor maneira de fazer a criança se interessar por esse assunto é incentivá-la a explorar o tema e conhecer mais sobre o assunto por conta própria. Além da experiência prática, o conhecimento teórico irá ajudar na compreensão completa da situação.


Estas são algumas formas de ensinarmos as crianças a cuidarem do nosso Planeta, pois é na infância que elas irão aprender a importância disso e criarão responsabilidades com o meio ambiente. E entenderão que estão zelando pelo lugar em que passarão o resto de suas vidas.


Esperamos que você tenha gostado do assunto que abordamos hoje, até a próxima!



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page