Buscar

A importância do brinquedo no desenvolvimento infantil


Nesta semana tivemos o Dia Mundial da Infância e para encerrar esta semana tão importante para nós do App Minha Escola, hoje iremos falar sobre a importância do brinquedo na vida das crianças.


Boa Leitura!


A questão do brincar tem que ser levada a sério, tanto que um dos princípios do Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que:


“Toda criança tem direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica! Sugere-se que toda pessoa em especial, pais e profissionais que fazem parte da formação de uma criança, tenham em mente o quanto é importante repensar na forma de apresentar, oferecer, ou proporcionar certo brinquedo ou uma brincadeira à criança, avaliando o que poderá lhe proporcionar.”


Nos dias de hoje as crianças conseguem ter acesso à tecnologia de uma maneira muito rápida e acabam deixando os brinquedos em segundo plano optando por vídeo games, celulares, tablets, computadores que também são muito interessantes.


Porém é importante incentivar o uso de brinquedos mais tradicionais, porém eles podem ajudar muito no desenvolvimento da criança, é sobre que isso que vamos falar neste artigo!


Os brinquedos auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo das crianças, também no convívio social, elas se arriscam a conhecer o novo, explora a criatividade delas, trabalha a sensibilidade e comunicação e os pequenos conseguem conhecer o mundo à sua volta.


  • As crianças conseguem aprender com os brinquedos

Nos primeiros anos de vida é interessante proporcionar o primeiro contato da criança com brinquedos educativos é muito importante, eles podem ser uma ferramenta bem interessante para as crianças aprenderem as primeiras lições da vida, por exemplo: as cores, números, animais, objetos. Com esse estímulo, os pequenos vão se desenvolvendo e tendo mais curiosidade para conhecer cada vez mais, isto é também um facilitador para quando eles forem para escola.


  • Experimentam algumas situações da vida adulta

Quem nunca brincou de uma profissão, não é? Já brincamos de médico, policial, professor, cantor, entre tantas outras carreiras... É um mundo imaginário em que os pequenos conseguem realizar o que quiserem, como dirigir um carro, por exemplo. E os brinquedos estão envolvidos neste processo de desenvolvimento da criatividade, da imaginação e é nesta fase que os responsáveis e educadores conseguem notar algumas habilidades nas crianças.


  • Expressões das emoções através dos brinquedos

As famílias devem cuidar como a criança trata os brinquedos, ela acaba se expressando através de brincadeiras. Os responsáveis conseguem conhecer mais da criança, observar o desenvolvimento emocional que ela vem tendo e isso acaba ajudando a detectar algum problema que pode ser solucionado já na infância.


  • Independência nas brincadeiras

Uma das características que com o tempo a criança começa a desenvolver é a independência, e isto aparece na socialização com outras crianças, brincando juntas, sem os adultos por perto elas se tornam as responsáveis pela brincadeira, cada um com o seu brinquedo e isto é baseado no seu comportamento, sem a intervenção dos pais.


  • Socialização com outras crianças

Os brinquedos se tornam o grande elo que une as crianças e fazem elas se socializarem umas com as outras, é interessante notar como os pequenos se comportam nestes momentos com outros colegas e tendo que dividir ou emprestar os seus brinquedos.


  • Observe a criança

É interessante observar os pequenos na hora da brincadeira. Já se perguntou de que tipo de brinquedo a sua criança gosta? Às vezes a família foca em um tipo de brinquedo que acaba sendo deixado de lado pela criança. Se possível, sente e brinque com eles e você poderá conhecer o mundo deles e ter noção do que a criança gosta ou não.


  • Menos é mais

Seguindo o mesmo raciocínio de observar as crianças brincando, quando exposta à muitas opções a criança acaba ficando confusa no meio de tantos brinquedos e acaba não aproveitando tudo e acaba não conseguindo focar em uma brincadeira específica. É interessante fazer um rodízio de brinquedos, entregue alguns brinquedos por vez, que a criança conseguirá se entreter.


Esses são alguns dos benefícios que o brinquedo proporciona na infância e conseguimos ver que de alguma forma as brincadeiras se tornam indispensáveis no relacionamento com outras pessoas.


São com os brinquedos que os pequenos irão expressar suas emoções, também é com o auxílio dos brinquedos que a criança se envolve ainda mais nas brincadeiras e consegue conhecer a si próprio e ao próximo.


Além desta interação com outras pessoas, o brinquedo e a brincadeira proporcionam para a criança um mecanismo para desenvolver a linguagem, a atenção, criatividade e memória.


É nas brincadeiras que a criança irá desenvolver também capacidades indispensáveis para sua vida adulta, tais como o hábito de se concentrar, afetividade, são habilidades que serão importantes numa futura profissão, por exemplo.


Neste cenário, os brinquedos vêm contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento do psicológico e cognitivo das crianças.


A introdução de brinquedos lúcidos é importante no cotidiano infantil, pois eles têm uma influência maior nas crianças pois elas se envolvem na brincadeira, facilitando deste modo o aprendizado.


Na verdade, a ludicidade é uma necessidade do ser humano naturalmente em qualquer idade, mas principalmente na infância, em que se deve ser vivida não apenas como brincadeira, mas com o objetivo de potencializar as habilidades da criança.


Podemos concluir então que o uso dos brinquedos na infância facilita a aprendizagem e o desenvolvimento total em aspectos como físico, social, cultural, afetivo e cognitivo.

Enfim, desenvolve o indivíduo como um todo.


Sendo assim, famílias e educadores devem considerar o brinquedo lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança.


Vamos deixar algumas dicas para vocês de brinquedos que irão ajudar os pequenos na diversão e no aprendizado também!


  • Cara a Cara – As crianças adoram e é uma excelente ferramenta para desenvolver o vocabulário e trabalhar características físicas.


  • Genius – Encantando gerações, Genius é excelente para concentração e trabalha a memória com musicalidade.


  • Conte um Conto - Existem diversas versões deste jogo de contar histórias. É um jogo muito divertido. As poucas palavras e verbos que vêm em algumas versões podem ser facilmente adaptadas e estimular a criação oral ou escrita de muitas histórias.


Depois dessa leitura encerramos a Semana da Infância, onde buscamos abordar o papel da escola, das brincadeiras e dos brinquedos na infância, que é uma fase tão especial e importante na vida dos pequenos.












90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo