top of page
Buscar
  • Foto do escritorApp Minha Escola

10 atividades de Halloween para fazer em sala de aula

Atualizado: 20 de out. de 2023


A época mais assustadora do ano está chegando! Dia 31/10, comemoramos o Halloween, aqui no nosso país, é mais conhecido como o “Dia das Bruxas”, e você já está pronta para as gostosuras e travessuras?


Essa é apenas uma das muitas oportunidades de abordar esse tema dentro da sala de aula. Mas antes de falarmos sobre as atividades, vamos entender a origem dessa data.


O Halloween, é comemorado há muito tempo, desde o seu surgimento com o povo celta, que celebrava durante 3 dias o Festival Samhain, que tinha início dia 31/10. E a população naquela época, acreditava que nesse dia, os mortos se levantavam e tomavam os corpos dos vivos, então disfarces eram usados, dando origem a tradição de usar fantasias.


Nos dias de hoje, a data é comemorada pelas crianças fantasiadas que vão de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?”. Essa prática é mais comum em outros países, como os Estados Unidos. Aqui no Brasil, muitas pessoas fazem festas com o tema de Halloween.


As brincadeiras de Dia das Bruxas deixam qualquer festa mais divertida, com criatividade, é possível pensar em diversas atividades para fazer na sala de aula e até mesmo em casa.


Vamos mostrar algumas dicas agora para você!


1. Decore a sua sala de aula


Para começar, junte a turma e peça ajuda para decorar a sala com o tema de Dia das Bruxas, aí é só deixar a sua criatividade trabalhar... Você pode comprar balões com as cores características do Halloween (laranja e preto).


Pedir para as crianças desenharem abóboras assustadoras e colar na parede. Comprar balões brancos e desenhar rostos de fantasmas e por aí vai...


2. Caça aos doces


Ao invés da popular caça ao tesouro, que tal um caça aos doces, hein? Monte uma caixa recheada de guloseimas e a esconda. Elabore pistas, que podem ser perguntas e respostas, charadas e por aí vai.


Decore com ambiente com abóboras, com teias de aranha, monstros, tudo o que for assustador para os pequenos fiquem mais imersos na brincadeira. Uma dica legal, é fazer com os competidores cheguem juntos ao prêmio, assim poderão dividir os doces com todo mundo.


3. Prova do Caldeirão


Essa é uma atividade que além de garantir a diversão da turma, faz com que as crianças exercitem a memória.


Com todos em pé e de mão dadas, formando um círculo, peça para uma participante ir até o meio e dizer “sou uma bruxa, no meu caldeirão coloco (um ingrediente)”. Assim, o próximo deverá acrescentar um ingrediente e dizer todos os que já foram ditos. Se esquecer de um, deverá pagar um mico.


4. Contar histórias assustadoras


As histórias de terror são muito presentes no imaginário das crianças e o Dia das Bruxas, é a oportunidade ideal de contar várias histórias horripilantes.


Reúna a turma em um grande círculo e inicie um conto de terror e deixe que o próximo continue a contar, usando a imaginação. Essa é uma atividade que exercita a criatividade dos pequenos.


5. Concurso da fantasia mais assustadora


As fantasias são tradicionais no Halloween, então organize uma competição para decidir qual a fantasia mais assustadora.


Estenda um tapete onde as crianças irão desfilar. No final, o resultado pode ser um empate coletivo e todos ganham um prêmio, pode ser bem simples, um pacote de doce, por exemplo.


6. Boliche de fantasmas


Brinque de boliche do fantasma. Desenhe vários rostinhos nos copos e depois os empilhe em forma de pirâmide. Entregue a bola para uma criança por vez para tentar derrubar o máximo possível de copos.


Depois é só contar com as crianças quantos copos foram derrubados e quantos sobraram. Também pode-se dizer que expressões faciais foram derrubadas (João derrubou o fantasma triste e o assustado), e convidando as crianças a imitarem a expressão.


7. Fantasma de lata


Pinte uma lata ou mais latas com tinta branca. Desenhe o rostinho ou cole papel para fazê-lo. Prenda tiras cumpridas de papel crepom na borda da lata e prenda um cordão. Pendure as latas em árvores ou nas janelas da sala.


Deixe as crianças observarem o fantasma “se movimentar”. Converse com as crianças sobre o fantasma, se elas têm medo e o quê podem fazer para enfrentar esse medo.


Deixe que contém e troquem experiências. Reforce que esse de lata é o fantasma camarada e deixe as crianças brincarem com ele, balançando e o fazendo voar.


Após, observem o fantasma se movimentar “sozinho” e pergunte se as crianças sabem o que está empurrando o fantasma, ajude-as a concluírem que é o vento. Pergunte que outros momentos percebemos o vento (ao ver as árvores balançando, quando sentimos passar por nós, bagunçam os cabelos…).


E o que seria o vento (o ar em movimento). Pode-se brincar com as crianças de assoprarem objetos leves ou abanar com leques para produzirem o vento.


8. Corrida dos Fantasmas


Utilize os copos da atividade anterior para propor uma corrida de fantasmas. Coloque um copo ao lado do outro no chão ou sobre a mesa, e uma criança por copo.


A criança deve assoprar o seu copo fazendo o fantasma andar para frente, e assim ganha quem conseguir fazer seu fantasma chegar primeiro ao fim do caminho.


9. Jogo da Memória


Entregue pratos de papel para as crianças pintarem com giz laranja. Depois cole as formas geométricas formando vários rostos, mas monte de modo que tenha sempre dois rostos iguais, para pode fazer um jogo da memória grande.


É uma oportunidade para trabalhar as emoções com as crianças, faça alguns rostos tristes, felizes, zangados.


10. Esqueleto de cotonete


Essa é uma atividade bem simples e que garante a diversão, além disso, você que você pode ensinar as partes do corpo humano para as crianças. Com cotonetes, peça para elas fazerem um esqueleto.


Chegamos ao fim de mais um blog, esperamos que você tenha gostado das dicas e que possa fazer em sala em aula e acima de tudo, garantir a diversão das crianças.


Não esqueçam que com o App Minha Escola, você pode postar as fotos das atividades na linha do tempo, assim os responsáveis vão poder ver as crianças se divertindo!




591 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page