Dicas de brincadeiras de São João

Uma das épocas mais aguardadas do ano para os brasileiros chegou! As festas juninas valorizam as tradições do nosso país e revelam também muitos elementos históricos, religiosos e até mitológicos.

Como sabemos, as festas seguem o calendário litúrgico da igreja católica que, no processo de assimilação dos antigos cultos pagãos acabou por substituir os rituais dedicados aos deuses médio-orientais, gregos, romanos e nórdicos por festas dedicadas aos santos.

E para entrarmos no clima, trouxemos algumas dicas de brincadeiras para você aproveitar as festas juninas da melhor forma possível!

Boa leitura!

Pescaria

A pescaria é uma das brincadeiras clássicas e é presença confirmada em todo arraiá. A montagem geralmente é feita com caixas com bastante papel picado e com os peixinhos de papelão ou madeira e varas improvisadas.

Cada peixe, tem um prêmio escrito e ganha quem conseguir fisgar o peixe. Para as premiações, você pode dar brinquedos, por exemplo.

Cadeia junina

Como o próprio nome já diz, a cadeia junina é o local isolado da diversão onde alguém é preso de surpresa, pode ser a pedido de um conhecido ou de quem “encomendar” a prisão.

E o capturado, só vai poder sair da prisão se cumprir a prenda determinada, como se fosse um habeas corpus caipira.

Boca do palhaço

Essa brincadeira é como se fosse um tiro ao alvo com bolinhas e exige uma mira boa e bastante precisão para vencer. Pois você deverá acertar o maior número de bolinhas dentro da boca do palhaço.

Você pode brincar sozinho ou disputando com alguém e quem acertar mais ganha pode escolher o prêmio disponível.

Argolas

As argolas são outro jogo de mira, porém é preciso acertar os objetos no chão fazendo com que argolas fiquem presas e você some pontos.

A brincadeira pode ser feita com garrafas de plástico cheias de bolinhas de gude, para criar peso e não as deixar balançarem ao jogar cada argola.

Em seguida, as crianças ou os adultos tomam distância do local onde estão as garrafas e fazem os arremessos. Quem acertar mais argolas, ou somar mais pontos, leva a prenda!

Cabo de guerra

O cabo de guerra é uma brincadeira muito popular no nosso país, presente em diversas gincanas, acampamentos, grupos de escoteiros e não poderia ficar de fora do arraiá, não é mesmo?

A ideia é dividir dois grupos em lados opostos, cada um segurando um lado de uma corda com marcação bem na parte do meio. Ganha a equipe que conseguir puxar a corda para o seu lado do campo!

Corrida de saco

Você pode ter visto bastante essa brincadeira em muitos filmes ou gincanas com crianças, e ela também pode fazer parte das atrações do São João!

A corrida do saco nada mais é do que uma disputa para ver quem cruza primeiro a linha de chegada. Porém, o desafio está na forma como se corre: os participantes devem entrar em sacos de pano ou de estopa e ir pulando, segurando as pontas do saco, sem cair. Essa corrida maluca pode render altas risadas durante o trajeto.

Rabo do burro

Acertar o rabo no burro é uma mistura de cabra-cega com pontaria, já que os participantes devem estar vendados para espetar o “rabo” em uma placa com um burro desenhado.

Uma versão segura do passatempo pode ser feita com velcro, sem objetos pontiagudos, para tornar a brincadeira acessível a todas as crianças.

Tomba-latas

Outro jogo de mira, mas muito mais inspirado no boliche. O tomba-latas é um arremesso a distância em várias latinhas empilhadas, como se fosse um castelo de cartas. Quem derrubar o maior número de latas ou fizer um belo strike, vence!

Depois de ver todas essas brincadeiras, aposto que te deu vontade de ir em um arraiá pra aproveitar e se divertir, certo? Aproveita e compartilha essas dicas com sua família e colegas para o seu arraiá!

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades que compartilhamos por lá!

Até a próxima!