Dicas de atividades sobre Copa do Mundo para fazer em sala de aula

Entrando no clima de Copa do Mundo, hoje no nosso blog, vamos dar algumas dicas de como aproveitar essa época do ano com atividades lúcidas para as crianças aprenderem e se divertirem dentro da sala de aula.

A Copa é uma excelente oportunidade de ensinar sobre cultura dos países que estão participando, sobre o nosso país e futebol.

Porém, não se preocupe que as crianças não entendam tudo sobre futebol, que é um assunto muito amplo, faça o simples e garantimos que elas irão aprender e se divertir muito, então esses assuntos precisam ser abordados de uma maneira leve.

Boa leitura!

Vamos conferir várias dicas de atividades lúcidas para levar para sala de aula. Além disso, a criatividade pode ajudar na hora de decidir quais brincadeiras fazer em sala de aula. Essa lista, pode te ajudar a ter mais ideias de atividades para diferentes turmas e idades. Veja as opções:

Caça-palavras

Usar um caça-palavras é uma ótima oportunidade para aumentar o vocabulário das crianças. Use palavras relacionadas ao futebol, tais como “bola”, “estádio”, “jogador” ou com os países participantes, A ideia é que eles procurem as palavras relacionadas com o tema.

Jogo da memória

Com as bandeiras dos países que estão disputando a Copa do Mundo, é possível fazer um jogo da memória. As crianças poderão decorar os nomes e como são as bandeiras de cada país. Após a brincadeira, os professores podem fazer um Quis das Bandeiras para exercitar ainda mais o conhecimento dos pequenos.

Semana Cultural

A Copa do Mundo é um evento que possibilita a união de culturas do mundo todo em um só lugar. É uma das melhores coisas que a Copa proporciona, sem dúvida. Você pode organizar uma Semana Cultural na escola, onde você poderá apresentar diferentes culturas para as crianças. Pode focar mais na cultura do Catar, o país que irá sediar o torneio.

Encontre as seleções no mapa

Essa atividade é muito interessante para as aulas de Geografia, onde proporciona o contato das crianças com o mapa mundi. A ideia consiste em eles descobrirem onde ficam os países participantes da Copa do Mundo. Essa atividade, pode ajudar bastante no início dos estudos da leitura do mapa.

Futebol com as crianças

Essa é uma das atividades que as crianças irão adorar, pois ela deve ser realizada ao ar livre. Ao explicar as regras e como ocorre os jogos de futebol para os pequenos, divida-os em dois times e deixe que eles joguem livremente. Os professores, poderão enfatizar a importância da atividade física para ter uma vida saudável.

Ensinar o Hino Nacional

Em época de Copa do Mundo, o sentimento pelo Brasil floresce, não é mesmo?! Então é um ótimo momento para ensinar o Hino Nacional para as crianças, como cantar, quem escreveu e quando foi criado. Desta maneira, a tradição de ensinar o Hino nas escolas pode voltar à ser como era antigamente.

Exercícios de matemática do futebol

A matemática, infelizmente, é uma matéria que as crianças não gostam tanto, com essa dica, você pode dar outra cara para os cálculos, com o tema de Copa do Mundo. Assim, fica mais atrativo para os pequenos resolverem os problemas. Você pode questionar sobre o tempo dos jogos, número de atletas em campo e por aí vai.

Bandeira do Brasil de papel crepom

Colocar a bandeira do Brasil em um painel para que as crianças possam decorar pode parecer simples, mas é muito legal, é uma atividade que proporciona a união da turma. Disponibilize papéis da cor da bandeira do Brasil e na hora da atividade, as crianças podem se concentrar em colar as bolinhas no lugar certo e entendem o porquê das cores da bandeira nacional.

Cruzadinha da Copa do Mundo

Assim como o caça-palavras, a cruzadinha é uma atividade que amplia o vocabulário a partir de palavras relacionadas ao tema proposto. No caso da cruzadinha da Copa do Mundo, a ideia é criar charadas ou perguntas que possam ser respondidas na cruzadinha, preenchendo os quadradinhos vazios com as letras corretas. As palavras vão se formando e se cruzam, e as crianças se divertem tentando acertar.

Desenho livre sobre a Copa do Mundo

O desenho livre é uma forma de incentivar a criatividade dos pequenos, basta dar um tema geral para todos e dizer que cada um pode criar o seu desenho como quiser. Se for necessário, dê alguns exemplos para inspirar as crianças, diga que podem desenhar eles próprios vestindo a camisa do Brasil, uma seleção de futebol, uma quadra, a bola, etc.

No entanto, a ideia é deixar o desenho livre, sem muitas regras, sem dizer o que é certo ou errado. Assim, essa atividade sobre a Copa do Mundo para Educação Infantil será um sucesso.

E como o ano letivo está chegando ao fim, teremos jogos da seleção nas férias. Por isso, a dica agora é para os papais. Uma ótima maneira de aproveitar os jogos é pintando o rosto das crianças, tenho certeza que elas irão adorar.

E agora vamos dar uma dica extra para vocês! Sabemos que época de Copa do Mundo é o momento de união, então nada melhor que uma atividade que com certeza será muito divertida para todas as crianças e professores, que é reunir as turmas para assistir um jogo da seleção brasileira.

Você pode pedir para cada pessoa levar um prato, por exemplo um bolo, salgados, sucos e por aí vai. E não esqueça de agendar o evento lá no calendário do nosso aplicativo, para lembrar os pais de confirmarem a presença no evento.

Além de agendar o evento, você também deve registrar tudo na linha do tempo que o App Minha Escola disponibiliza para escolas tirarem fotos dos eventos, do dia a dia das crianças, assim os papais matam a saudade.

Chegamos ao fim de mais blog, a gente espera que possamos ter te ajudado a escolher uma atividade ou pensar em outra a partir das nossas dicas.

Não esqueça de compartilhar o nosso blog e nos acompanhar nas redes sociais do App Minha Escola. Até a próxima!