top of page
Buscar
  • Foto do escritorApp Minha Escola

Dicas de atividades para fazer nas férias


As férias de verão estão chegando! Este é um momento de muita alegria para as crianças, afinal o tempo de brincadeira em família e com os amigos pode ser ampliado.


Mas o que fazer com as crianças tanto tempo em casa?

Para ajudar os pais a lidarem com este momento de forma tranquila e prazerosa chamamos nossa assessora pedagógica Isadora para dar algumas dicas.


Boa leitura!


Para além de ter folga das aulas ou atividades escolares, o período de férias é um momento importante na constituição de memórias de infância das crianças. Lembra do cheirinho de casa de vó? Dos bolinhos de chuva em um dia frio? Da tarde de banho de mangueira com os primos? São estas memórias que precisamos construir com nossas crianças, de acordo com a realidade e as possibilidades de cada família.


O tempo de qualidade em família é muito importante para o desenvolvimento das crianças é por isso, por exemplo, que a legislação brasileira não permite creches ou escolas de Educação Infantil noturnas, pois entende-se que todas as crianças têm direito de convivência não só na escola, mas também em sua família.


Proporcionar às crianças escola ou espaços recreativos de tempo integral é importante e ajuda nas aprendizagens em diferentes áreas, como na cognitiva, social e afetiva, mas ter qualidade no tempo em família também é fundamental para o desenvolvimento integral dos sujeitos.


Sabemos que as demandas de trabalho intensificadas diminuem a quantidade de tempo que as famílias passam reunidas, mas isto não impede que os momentos juntos sejam qualificados.


Preze por brincadeiras, jogos e atividades que possam ser feitas em conjunto, aproveite dias de sol para passeios ao ar livre, qualifique o uso das telas (televisão, celular, computador) estabelecendo tempos de utilização e optando por jogos de cunho educativo.


Separamos dicas de brincadeiras, jogos e filmes para dias de chuva e dias de sol, cada família pode adaptar de acordo com a sua realidade. Confira e aproveite!



Para os dias chuvosos:


Culinária em família

Organizem receitas simples que podem ser feitas com as crianças pequenas, há alguns mousses e doces que não precisam de cozimento, por exemplo.


Além disso, organizar uma mesa com diferentes tipos de frutas cortadas de diversas maneiras pode ser uma forma de conviver em família e ainda incentivar os pequenos a construir hábitos mais saudáveis de alimentação.


Com as crianças um pouco maiores, já é possível preparar receitas mais elaboradas, como bolos, brigadeiros, pizzas e outras da preferência da família;


Jogo da mímica

Este jogo pode ser variado conforme os temas de interesse da família e das crianças. Pode-se fazer a mímica dos filmes ou dos livros, em que um integrante faz a mímica e os demais precisam adivinhar.


Também é possível organizar uma espécie de tabuleiro (há as opções prontas para comprar, se a família preferir), com ações, lugares, coisas ou pessoas, para que os participantes sorteiem e realizem a mímica.


Você pode decidir se o jogo vai ser colaborativo ou competitivo, é importante para as crianças vivenciarem, ao longo da infância, as duas formas de organização.



Jogos de tabuleiro

Que tal organizar uma tarde ou noite de jogos? As crianças podem escolher diferentes jogos de sua preferência e toda família pode se juntar para curtir este momento juntos.


Vale jogo de memória, dominó, cartas, trilhas ou qualquer outro que a família tenha acesso. Lembre que também vale criar seus próprios jogos! Que tal um jogo de memória com as fotos da família? Usem a criatividade e aproveitem os momentos juntos.


“Qual é a música?”

Nesta brincadeira um membro da família fala uma palavra e os demais devem cantar uma música que tenha a palavra referida. Quem acertar primeiro é o próximo a escolher a palavra e pontua.



Acampamento na sala

Que tal passar uma noite fora do quarto? Juntem lençóis, barracas, colchões e almofadas e organizem um acampamento na sala de casa. Pode ter histórias de terror, cantoria e comidas gostosas. O mais importante é: todo mundo deve passar a noite junto!




Para os dias de sol:


Piquenique divertido

Escolham um local ao ar livre, no parque ou mesmo no pátio de casa, preparem uma cesta de alimentos e reúnam a família para um momento de descontração e compartilhamento.



Banho de chuva ou de mangueira

Para um dia de calor, que tal um banho de chuva ou de mangueira no pátio de casa? As brincadeiras com água, no geral, são muito bem-vindas para o verão e são responsáveis por construir muitas memórias afetivas da infância.



Brincadeiras com bola

Gol a gol, stop, queimada, batata-quente... todas as brincadeiras com bola podem ser adaptadas para brincar em família, com crianças de diferentes idades.


Brincadeiras livres com objetos desestruturados

Caixas, potes, tampas, elementos da natureza como folhas, galhos, conchas... todos objetos do dia a dia podem ser ressignificados nas brincadeiras infantis, podemos utilizar estes elementos ao ar livre ou mesmo dentro de casa.


Idas a parques e praças

Um ótimo passeio para os dias de sol é visitar parques ou praças da cidade (ou quem sabe até de cidades vizinhas, quando possível!), nestes locais as crianças podem brincar de forma livre, conviver com outras crianças ou passear com seus animais de estimação.


Caça ao tesouro

Esconda um tesouro (brinquedos, livros, baú de fantasias...) em algum local ao ar livre, faça um mapa simples, ou um conjunto de dicas e incentive as crianças a procurar o tesouro. Quando encontrarem toda família pode aproveitar o tesouro junto!


Mais do que seguir à risca as dicas que separamos, as famílias precisam conhecer suas próprias necessidades e desejos. Se for possível, visitem familiares próximos como avós, tios, primos ou padrinhos. Passem algum tempo na casa de amigos.


Frequentem lugares que as crianças se sintam felizes. Façam juntos aquelas atividades que “deixamos para depois” na época das aulas.


O período das férias é um tempo de leveza, brincadeira e interação em família. Faça valer a pena! A infância passa rápido e os interesses mudam frequentemente, por isso aproveite cada momento vivido ao lado de seu filho(a).


Este é um tempo único de nossas vidas, ajude seu filho(a) a construir boas memórias da infância.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page