Buscar
  • App Minha Escola

Atividades de primavera para fazer na escola


Nessa semana tivemos a chegada de uma das estações mais adoradas do ano... A primavera. Aqui no nosso país, é a estação que sucede o inverno e precede o verão. É nessa estação que somos brindados com o colorido das flores, aqui no Brasil, ela tem início em 22 de setembro e vai até 21 dezembro.


Dentre suas características mais conhecidas estão o reflorescimento da flora terrestre, as temperaturas mais amenas, o aumento da umidade do ar. Durante a estação, observamos como os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.


Geralmente, celebramos o dia da Primavera, quando ocorre o equinócio, ou seja, a mudança de estação do inverno para a primavera. É uma estação querida e por ser tão bonita aos olhos, convida-nos a explorar o nosso entorno natural.


E nós devemos ficar atentos com essa mudança de temperatura, pois as crianças ficam propícias a ficarem doentes, e temos também as alergias que chegam com a primavera, por ser uma estação com o desabrochar mais intenso das flores, isso causa uma grande quantidade de pólen no ar, que é uma substância que ataca a mucosa respiratória e provoca crises alérgicas.


Esses problemas podem causar uma dúvida nos responsáveis, se as crianças receberão os cuidados necessários na escola, se os professores conseguirão dar uma atenção ao aluno doente...


O App Minha Escola disponibiliza uma função especial para medicamentos, onde os responsáveis podem solicitar que o filho tome a medicação necessária, informando a dosagem e o horário, tudo na palma da mão da professora, além disso, nosso aplicativo manda uma notificação para a prof não esquecer de dar o remédio.


É observando as mudanças nas estações que a criança se dá conta da passagem do tempo. É também como ela percebe os ciclos de vida das mais diferentes espécies de animais e plantas.


Por isso, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre como você pode levar a chegada da primavera para sua turma.


Então na hora de propor atividades sobre a primavera, implica em estar ao ar livre, explorando, investigando e experimentando essa nova estação que chega. Não espere que uma criança faça atividades sobre a primavera apenas dentro da sala de aula, desenhando e pintando flores, borboletas, abelhas e joaninhas, chega a ser empobrecedor comparado as possibilidades de aprendizado que se tem do lado de fora da sala.


Existe um mundo fascinante na natureza, e quando nos damos contas disso, um simples jardim ou quintal podem garantir a diversão dos pequenos.


As crianças podem aprender com as folhas crescendo nas árvores, dos arbustos floridos, dos inúmeros bichinhos e insetos que há por todos os lados.


Em casa ou na escola, isso não importa, se nós conseguirmos mostrar toda a natureza ao nosso redor para a criança, é possível oferecer um conteúdo mais rico para as elas. Por exemplo, se você vive em um apartamento, ter seus próprios vasos de plantas já é algo muito mais interessante do que imprimir flores e borboletas para a criança colorir.


Agora vamos mostrar nossas dicas de atividades e você verá que não faz falta ir a um bosque lindo para viver a primavera. Em casa, na escola, nas ruas, nos parques. Sempre é possível ter uma visão mais curiosa para o nosso entorno e conseguir estabelecer o vínculo com esse ambiente.


Para começarmos as dicas, colocamos atividades que você pode fazer na escola:


Caixa dos tesouros da primavera


Você pode apresentar elementos característicos da primavera para os alunos e depois fazer uma caça ao tesouro, onde a criança buscaria os elementos apresentados em aula e faria uma caixa dos tesouros da estação. Faz com ela procure, investigue, explore e recolha os elementos.



Visitar parques


A partir da curiosidade da criança e de você deixá-la livre para explorar o entorno, ela fará todo o trabalho. Aqui, tudo pode se transformar em uma brincadeira, por exemplo. Com as flores, folhas, galhos, etc...


Jogar bola ou brincar de bambolê


Brincadeiras ao ar livre, como jogar bola, brincar de bambolê e outras brincadeiras que exercitem o movimento, são muito interessantes quando feitos em meio a natureza... Pois durante a brincadeira, a criança tem a possibilidade de observar os detalhes, como flores, como os desníveis da grama e todo o entorno. São brincadeiras que trabalham os sentidos dos pequenos.



Agora são dicas para as famílias estimularem a criatividade das crianças em casa. Com atividades simples e bem divertidas:



Escrever um livrinho de histórias sobre a primavera


Essa é uma forma de introdução à prática de escrever e desenhar histórias. Essa é uma forma de a criança desenvolver narrativas a partir da criação de imagens. E nada melhor do que aproveitar essa época do ano para fazer um livro temático sobre a primavera.


Cuidar das plantas


Uma das atividades que podemos fazer não só na primavera, mas também em todas as estações do ano é cuidar das plantas e flores que você tem em casa. Quando as crianças cuidarem dos vasos de flores, ela conseguirá notar as mudanças que as estações trazem para as plantas.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo