Buscar

WhatsApp na escola: Melhora a comunicação?


A comunicação nas escolas, assim como a educação, está constantemente em evolução. Agora, os nossos contatos ficam no todos armazenados no celular, mas será que utilizar o WhatsApp na escola como umas das principais ferramentas de comunicação com a comunidade escolar é realmente eficiente?


Os educadores e os pais ou responsáveis já estão habituados a participar de diversos grupos (é o grupo da família, grupo dos amigos, grupo do trabalho, grupo da diversão e por aí vai...), e consequentemente recebem mensagens a qualquer horário e praticamente a todo o momento e acabam perdendo o controle sobre as informações.


Abaixo, descubra quais são os riscos de usar o WhatsApp na escola e como é possível resolver estes problemas:


Falta de controle


Se você usa o WhatsApp como principal meio de comunicação da sua escola, você sabe como é fácil receber centenas de mensagens por minuto e estar participando de diversos grupos com várias pessoas, todas falando ao mesmo tempo, a toda hora e enviando imagens, áudios, figurinhas e Gifs.


Agora me diga Diretora, como você consegue? Já tem uma rotina corrida para dar conta de tudo que precisa na sua escola e ainda tem que acompanhar dezenas de grupos de todas as suas turmas, além de receber mensagens particulares dos responsáveis e de alunos.


Toda vez que fazemos parte de um grupo, o contato fica acessível para todos. Um grande problema para você e a sua escola, não é mesmo? Sem contar que os pais e responsáveis podem ter o acesso ao telefone particular da sua equipe, mandando mensagem a qualquer hora e a qualquer dia e você corre o risco de nem ficar sabendo!

Saiba como otimizar o tempo do seu professor

Por isso, é fundamental centralizar toda a comunicação escolar em um canal que seja feito e pensando para isso.


Excesso de informações do WhatsApp na escola


A toda hora, somos bombardeados por diversas informações, seja na televisão, sites e, claro, pelo WhatsApp. São textos, fotos, vídeos, gifs e áudios que não acabam mais e além de toda a confusão da comunicação na sua escola aos poucos a memória do seu celular vai acabando.


E a cada dia que passa, fica ainda mais difícil de localizar aqueles comunicados importantes. Além disso, por causa da memória do aparelho, o usuário pode apagar as mensagens e a escola perde aquele registro, que no futuro pode dar uma dor de cabeça gigante.


Conversas fora do horário


Como já conversamos, utilizar o WhatsApp na escola como um dos principais meios de comunicação não é tarefa fácil e abre margem para receber mensagens de responsáveis e alunos a qualquer dia e horário. Isso afeta diretamente o planejamento, a organização e o trabalho dos educadores, e pode até atrapalhar os seus momentos de folga e descanso.


Durante a pandemia do Coronavírus que obrigou as escolas a migarem para o ensino remoto, esse problema se agravou ainda mais. Com a distância, a comunidade escolar usou e abusou dos grupos de WhatsApp seja por dúvidas, ansiedades ou por aquele famoso excesso de urgência.


Por isso, é fundamental criar um canal de comunicação unificado que seja acessado conforme os horários da escola e dos educadores. Essa medida não significa negligenciar as famílias, mas sim organizar a comunicação escolar.

Como manter e melhorar a comunicação com a comunidade escolar

Dificuldade na gestão escolar


Sabemos que não é só a sua equipe que sentem os desafios de utilizar o WhatsApp na escola. Você também, Diretor ou Diretora escolar sente esses desafios na pele, pois não é tarefa fácil ter que manter uma comunicação constante com os pais e responsáveis, e ainda têm a responsabilidade de checar todas as comunicações da instituição com a sua equipe de educadores.


Tem momentos que essa atividade se torna quase impossível, utilizando o WhatsApp, já que além de precisar estar de olho em dezenas de grupos, não é possível acompanhar mensagens trocadas no privado.


Conheça a história da Diretora Paula, da escola Cantinho do Saber que saiu do WhatsApp e melhorou a comunicação com a comunidade escolar



Qual é a solução para o WhatsApp na escola?


Agora que entendemos melhor quais são as dificuldades de utilizar o WhatsApp como principal canal de comunicação na escola, quais são as soluções? Já sabemos que a antiga agenda de papel também é uma forma bastante falha de comunicação, além de que conforme os protocolos de retorno, é preciso evitar o compartilhamento de objetos. E aqui vem um ponto importante, vale ressaltar que a agenda de papel é um objeto, e quando os educadores precisam fazer anotações para as famílias, existe um compartilhamento: o educador, que faz a anotação; em alguns casos a coordenadora para revisar, o aluno, que guarda a agenda na mochila; e o responsável, que a pega para ler.


Já pensou em uma agenda digital? O App Minha Escola tem uma agenda digital que foi desenvolvida para facilitar todos os processos da escola. Você pode enviar comunicados, atividades, fotos, rotinas escolares, cardápios, criar eventos, fazer pesquisas de satisfação e muito mais.


As escolas que utilizam o App Minha Escola têm resultados incríveis, melhoras o engajamento das famílias com a proposta pedagógica da escola e consequentemente o aumento significativo no número de matrículas e a inadimplência escolar chegando a quase zero. Com o App Minha Escola, uma escola com 55 alunos poupa 72.000 folhas de papel no ano, o que equivale a 4 árvores E economizaria mais de R$ 3.000 no ano em papel e tinta de impressora.

Por que contar com uma agenda digital na sua escola?

Além de tudo que uma agenda digital escolar possui, a instituição de ensino pode transmitir aulas on-line, cobranças digitais para reduzir a inadimplência e ainda criar canais personalizados de comunicação.


Todas as informações são enviadas diretamente pelo App Minha Escola, garantindo registro e segurança dos dados. O gestor tem visibilidade sobre todas as comunicações e os professores centralizam as atividades com poucos cliques.


A escola também consegue acompanhar a adesão dos alunos e responsáveis, quem visualizou as notificações e quem está precisando de mais engajamento.


Transforme a sua escola com o App Minha Escola e vamos juntos construir o futuro da educação!

Telefones

+ 55 54 9 9158.0014

+ 55 54 9 9157.4993