Buscar

Volta às aulas 2021: O ano da Retomada

Atualizado: Fev 22



A partir de agora a inovação e a tecnologia estarão muito mais presentes do que nunca na educação, mas não podemos esquecer que um time de educadores engajado com a proposta pedagógica e próximos das famílias fazem toda a diferença. Por isso o App Minha Escola montou uma matéria incrível para que 2021 seja o ano de retomada da educação.


O momento de volta às aulas 2021 já está aí: o que podemos esperar e como podemos nos preparar para fazer desse ano, o ano da retomada? Em meio a um cenário totalmente atípico, as escolas estão se reinventando para um ano letivo diferente do esperado.

Depois de passar por uma pandemia, as escolas fechadas, a comunidade escolar insegura, ensino remoto emergencial, retorno presencial com diversos protocolos de segurança e um cenário de incertezas, sabemos que a jornada educacional continua.

Então, como você está se preparando para que 2021 seja o ano da retomada? Separamos algumas dicas e estratégias que vão te ajudar a se destacar nesse no mercado educacional.

O que esperar da volta às aulas 2021?


Em uma coisa podemos concordar: 2020 foi um ano extremamente desafiador para as instituições de ensino. Educadores se viram em um cenário totalmente novo, com aulas remotas, aprender novas ferramentas, mudar sua rotina e até mesmo o modo de ensinar.

As famílias também precisaram se adaptar a nova rotina escolar.


O mundo mudou e a sua escola precisa mudar também. Agora, a tecnologia está cada vez mais presente nas escolas.

O ensino híbrido é a nova realidade e a tecnologia virou uma grande aliada, por isso é preciso pensar em novos modelos de gestão.


Planejamento para a volta às aulas


Agora que estamos cada vez mais próximos do retorno às aulas, é importante fazer a organização tanto presencial quanto remota e ter um planejamento bem estruturado para guiar a jornada de 2021.

Não é só a gestão escolar que precisa se organizar e planejar, os professores também precisam estruturar o planejamento pedagógico que esteja de acordo com o cenário que estamos enfrentando.


Faça uma avaliação diagnóstica


Na volta às aulas, é preciso ter um olhar de atenção tanto para os alunos quanto para as famílias. Afinal, 2020 foi extremamente desafiador e pode ter deixado lacunas de aprendizado nos alunos e as famílias também podem ter sido afetadas pela questão da insegurança.


Como sugestão avalie os alunos de forma individual de como foram na pandemia e como foi a relação com as famílias, assim será possível entender de forma detalhada a evolução de aprendizagem dos estudantes e como absorveram os conteúdos em 2020.

Assim, os educadores podem mapear os pontos de melhoria, criar um plano pedagógico mais assertivo e garantir que a jornada do novo ano seja muito mais efetiva.


Volta às aulas com segurança


No retorno das aulas em 2021, é normal que as famílias se sintam inseguros. Portanto, a escola precisa mostrar que está preparada e que é um ponto de apoio para as famílias nesse momento de pandemia. Por isso é fundamental que a escola se comunique a todo o momento com as famílias e mostre que todos os protocolos que estão sendo adotados.

Com as soluções certas, a escola pode garantir que os protocolos de retorno estão sendo seguidos e transmitir mais tranquilidade para a comunidade escolar. Por isso o App Minha Escola desenvolveu um módulo com os protocolos de retorno. Registro de medição de temperatura e histórico do aluno, alertas automáticos de higienização, escalonamento da entrada e saída e muito mais!


A tecnologia como aliada na educação


Use a tecnologia como aliada na educação. Uma comunidade conectada gera uma melhor educação. Você sabia que as escolas que já trabalhavam com tecnologia em 2020 sofreram menos com a pandemia? Isso mesmo! Tiveram menos cancelamentos de matrículas, menos inadimplência e com ferramentas como aulas on-line e agenda digital conseguiram ter mais sucesso no engajamento das famílias.


O App Minha Escola tem essas funcionalidades e muitas outras! Tudo que a sua escola precisa em um só lugar! Clique aqui e entre em contato.


Vamos juntos fazer de 2021 o ano da retomada da educação!