Telefones

+ 55 54 9 9158.0014

+ 55 54 9 9157.4993

Buscar

Viver a infância na proposta de ser, estar e pertencer!



A infância que nossas crianças estão vivendo nos dias de hoje está em alerta, pedindo socorro e precisa urgentemente ser olhada com carinho, precisa ser respeitada em seu tempo e acreditada. Nossas crianças precisam de novos espaços, lugares em que possam viver a infância em plenitude. E acreditem! Não é um espaço colorido, com cama elástica, grama sintética e piscina de bolinhas, não é não! É um espaço cheio de vida, com cheiro de grama, árvore, espaço para correr, se sujar com água e terra. Pode até ser um lugar simples, mas precisa ter os elementos que a infância necessita para ser vivida.


     Atualmente, brincar na rua se tornou complicado, inviável, por motivos de segurança, tempo para acompanhar as crianças lá fora e tudo mais. Então, surge a necessidade de uma nova organização social que oferte a convivência em espaços seguros e com a mesma peculiaridade que as ruas ofereciam: a possibilidade de brincar, se relacionar e interagir com o outro e com o mundo.


Sendo assim, precisamos colocar as coisas em seus lugares, e cabe aos adultos posicionarem as crianças dentro da infância, no seu lugar. Em Caxias do Sul, vem surgindo um novo seguimento que se preocupa em oferecer o atendimento as crianças, em que os pais trabalham ou que desejam que os filhos tenham a convivência com outras crianças, além da escola. São espaços com o propósito de valorizar esta fase da vida, que precisa urgente de uma lupa para ver o “invisível” e para diagnosticar os males da infância, garantindo tranquilidade para os pais e novas descobertas, desafios e autonomia para as crianças.  


 O que uma criança precisa é espaço para viver sua infância, sem os atropelos do mundo adulto, sem exigência de conteúdos escolares, horas a fio no computador, mas sim em locais que ela possa Ser, criar, se satisfazer, conhecer a si mesma e os outros, em uma sintonia com a vida e com o mundo. Acolhida na escuta, no diálogo e no respeito a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Explorando todo o seu potencial nas diversas linguagens que o completa, que o constrói e empodera. Uma infância feliz!

Aos pais sempre digo: ofereça aos seus filhos uma infância saudável e cheia de vida e eles vão te agradecer por toda a vida!




Lúcia Helena Sgorla - Pedagoga

Idealizadora do Na Ponta do Lápis – Espaço da Criança inspirado na Abordagem Reggio Emilia