Telefones

+ 55 54 9 9158.0014

+ 55 54 9 9157.4993

Buscar

Sustentabilidade: 10 hábitos para ensinar às crianças pequenas



  1. Separe o lixo na escola: essa atitude é crucial. Ensine às crianças desde cedo que há dois tipos de lixo na sala, um para resíduos orgânicos e outro para recicláveis. É possível, inclusive, criar atividades e brincadeiras para estimular esse hábito. Espalhe cartazes pela escola e pela sala que indiquem qual lixo é qual. 

  2. Ensine consciência à mesa: explique sobre o desperdício de comida, que não deve haver sobras no prato na hora das refeições. 

  3. Conte histórias com personagens que sejam ecologicamente corretos e se preocupem com o planeta.

  4. Promova atividades que incentivem o reaproveitamento de materiais: que tal criar brinquedos a partir de materiais recicláveis, como potes de iogurte ou caixas de leite, por exemplo?

  5. Dê preferência aos produtos orgânicos na cozinha da escola, que além de não conter agrotóxicos, incentivam a produção local. 

  6. Mostre que algumas coisas podem ser sempre transformadas em outras e não precisam, necessariamente, serem jogadas fora. Aproveite para ensinar o conceito de "fora" com a ajuda de um globo: não existe "fora", quando o fora é aqui mesmo. Tudo o que é produzido aqui n Terra, permanece aqui. Por isso a importância do reaproveitar.

  7. Incentive a doação e desapego: quem sabe, uma vez por mês, seja possível promover uma campanha de doação de brinquedos na escola? As crianças trazem um brinquedo que não usam mais e que será destinado a outras crianças que farão uso dele. 

  8. Mostre que a hora da escovação de dente e do banho deve gastar o menos possível de água. Ensine-os a desligar a torneira enquanto escovam os dentes, a não passar muito tempo no chuveiro e a não desperdiçar shampoo, já que recursos são utilizados para a produção dele.

  9. Estimule as crianças a apagarem as luzes cada vez que não estiverem no ambiente.

  10. Crie uma hortinha no jardim da escola: é ótimo para as crianças terem contato com as plantinhas, desde o seu início até a hora que podem vir a chegar no prato delas.