top of page
Buscar
  • Foto do escritorApp Minha Escola

Saiba como reforçar a segurança na sua escola



Um assunto que está em evidência nos dias de hoje, é o da segurança nas escolas, tendo em vista a crescente onda de violência em diversas cidades de todo o país.


Desenvolver medidas que combatam esse problema, é uma tarefa árdua, porém, necessária para os gestores garantirem um ambiente seguro para toda a comunidade escolar.


Mas fique tranquilo! É possível, por meio de novos recursos e adequações de processos já utilizados, melhorar a segurança da escola.


Por isso, no blog de hoje, vamos dar algumas dicas de como reforçar a segurança e promover um ambiente tranquilo e acolhedor para as famílias e funcionários.


Boa leitura!


1 – Controle as entradas e saídas da escola

Ter um sistema que controle quem acessa as dependências da escola é fundamental para quem que aumentar a segurança da instituição.


Essa ferramenta, possibilita ter cadastros e alunos e professores, além de identificação e cadastro de visitantes para liberação ou bloqueio.


2 – Sistemas de monitoramento

Além de controlar os acessos e identificação, ter um sistema de monitoramento é muito importante.


Ter câmeras em posições estratégicas, uma boa iluminação, alarmes, botões do pânico e bloqueios podem ser grandes aliados para melhorar a segurança escolar. Tendo em vista que o monitoramento em tempo real pode prevenir diversos problemas.


3 – Meios de pagamento ágeis

Para ter uma segurança maior nas escolas, diminuir a movimentação de dinheiro dentro da instituição pode ser uma opção viável. Tendo em vista que nos dias de hoje, é possível fazer pagamentos e receber de forma digital.


Buscar o auxílio de uma ferramenta que facilite essa gestão financeira pode ser a melhor escolha. Imagine a facilidade que será gerar boletos de forma automática e enviá-los para os responsáveis efetuarem o pagamento, facilita a vida de todos.


4 – Manutenção e reforço das instalações

Apesar de simples, essa medida de manter em dia a manutenção da escola, pode surtir bastante efeito.

Para você ter ideia, a manutenção em portas, portões, muros, guaritas e a iluminação de postes internos e externos dificulta possíveis tentativas de invasões e arrombamentos.


Além disso, é preciso ter atenção especial à manutenção do sistema de câmeras, sensores e alarmes. Estes itens são fundamentais para a segurança nas escolas.


Não descuidar da manutenção é uma ação que fortalece estruturas e previne acidentes. Além é claro, de tornar o ambiente mais seguro para a criançada.


5 – Ter um porteiro treinado e qualificado

É crucial que a instituição tenha um porteiro escolar qualificado e apto para cuidar do controle de entradas e saídas, monitorar e lidar com diversas situações.


O porteiro escolar tem um papel muito importante para a segurança na escola. Embora ele não seja responsável pela segurança ostensiva, suas funções são de grande apoio.


Quais são as principais funções do porteiro escolar?

  • Controlar o fluxo de entradas e saídas de alunos, funcionários e visitantes;

  • Estar atento aos acessos e arredores, auxiliando a segurança;

  • Prestar informações;

  • Orientar os alunos na entrada, em especial os alunos menores, e estar atento aos acessos da rua;

  • Estar atento aos horários de aulas e ao fluxo dos profissionais que estão na instituição;

  • Identificar alunos faltosos;

  • Ter olhos treinados para identificar comportamentos suspeitos.


Como você pode perceber, as atribuições do porteiro escolar não são simples, pelo contrário. Em grande parte, estão ligadas ao comportamento humano.


De modo que, além do conhecimento de procedimentos e normas, ele precisa ter discrição, boa comunicação e habilidades de argumentação e mediação.


6 – Comunicação clara e objetiva

Lembramos também que o engajamento de toda a comunidade escolar é muito importante em um momento como esse.


Porém, como conseguir isso?


Com palestras e workshops sobre segurança escolar, divulgação dos planos e procedimentos, e estímulos à participação ativa da comunidade.


Perceba que, assim como os funcionários da portaria precisam estar atentos a movimentação na entrada da escola, é indispensável que os pais sejam cautelosos ao levar e buscar seus filhos, dentre outras atitudes.


O engajamento da comunidade na segurança escolar, pode parecer uma medida simples, no entanto, é um desafio, pois trata-se de formar uma cultura e levar as pessoas para dentro dela.


Abrir um canal de comunicação acessível a todos, pode ser muito eficiente.

Inclusive, existem aplicativos que oferecem ótimos recursos. Contudo, é importante centralizar essa comunicação em um único lugar. Dessa forma não haverá ruídos e desencontros.


Organizar a saída das crianças também é algo a se pensar, sabemos que esse horário pode ser um pouco movimentado demais e para melhorar isso, você pode optar por um aplicativo que tenha uma funcionalidade que resolva essa dificuldade.


Por exemplo, nossa agenda digital possui, dentre muitas funcionalidades que melhoram o dia a dia da escola, o “Estou chegando” que os pais avisam, pelo aplicativo, que estão indo até a escola buscar o seu filho e a professora consegue acompanhar em tempo real o deslocamento dos responsáveis pelo GPS, assim, ela consegue entregar a criança na hora que o carro chegar.


Te convidamos a conhecer nossa solução completa, o App Minha Escola tem tudo o que você precisa para fazer a gestão escolar de uma maneira simples e com poucos cliques.


Entre em contato e agende uma demonstração gratuita!





54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page