Como manter a calma na sala de aula

Atualizado: 16 de nov. de 2020

odos os trabalhos têm a sua carga de stress. Mas quem é ou já foi professor sabe que essa é uma das profissões onde a saúde mental requer mais atenção. É fácil ficar exausto, física e mentalmente, quando a rotina consiste em manter a ordem em uma sala de aula cheia de crianças ou adolescentes. É uma profissão para os fortes!

Mas até mesmo os fortes precisam de dicas para conseguir manter a calma naqueles dias mais difíceis, certo? Vamos ver se a gente consegue te ajudar com essa lista.

• Cuide da sua saúde

Sim, essa é a dica principal. O seu trabalho ocupa grande parte do seu dia, mas você precisa prestar atenção a como você cuida de você no restante do tempo. É preciso dormir bem (o recomendado são 8 horas por noite), se alimentar corretamente, praticar algum tipo de atividade física (que, por mais que pareça o contrário, te ajudam a ter mais energia), além de ter alguns momentos de lazer e relaxamento. Se você chega na escola bem descansada, fica mais fácil encarar a rotina agitada de lidar com as crianças.

• Deixe as regras claras

Sempre importante explicar aos alunos no início do ano (e lembrar de tempos em tempos) que você é a autoridade da sala de aula e precisa ser respeitada. Deixe essas regras visíveis e incentive os bons comportamentos. Evite gritar com os alunos, isso costuma piorar a situação, além de não inspirar respeito.

• Peça ajuda

Se estiver muito difícil manter o controle da turma, apesar de vários esforços e táticas, não tenha medo de pedir ajuda. Fale com a coordenadora da escola ou com outras professoras e veja como é possível melhorar o seu tempo em sala de aula. Toda a escola ganha se a professora estiver se sentindo bem em seu ambiente de trabalho. E os alunos sentem o estado de espírito do professor, ou seja, as chances de a sua turma ser muito agitada se você também estiver agitada e nervosa são grandes.

• Respire

Quando sentir irritação ou impaciência, aplique a técnica que é ensinada às crianças: “cheire a flor e assopre a vela”. Ou seja, respire fundo. Parece uma dica muito básica, mas na correria do dia a dia, especialmente quando estamos nervosos, é fácil esquecer de respirar. Faça técnica de respiração. Inspire profundamente e solte devagar. Repita quantas vezes for necessário.

• Ao chegar em casa, desligue

É difícil não levar os problemas para casa. Mas quando você estiver fora da escola e livre do trabalho de planejar as próximas aulas, aproveite o máximo os períodos de relaxamento. Se está com seus familiares, dê atenção total a eles. Se puder ver um filme, relaxe. Tome um banho demorado. Leia sobre outros assuntos. Esses momentos de descanso são extremamente importantes para a mente, e, segundo muitos estudos, ajudam, inclusive, a melhorar a performance e criatividade durante o trabalho.