Por que ter uma loja online?

Atualizado: 1 de nov. de 2023

Nos dias atuais, em que vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, é preciso acompanhar as tendências para sempre se manter atualizado.

Com o avanço da tecnologia, o comportamento do consumidor mudou bastante, logo, o padrão de consumo também.

E hoje em dia a facilidade de comprar pelo celular ou computador, sem sair de casa, faz com que as pessoas prefiram as lojas online.

Quem nunca comprou algo pela internet, não é mesmo? O que antes eram apenas compras esporádicas, hoje em dia se tornou compras que entraram na rotina, compramos diversas coisas, que antes não tínhamos o costume.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre os benefícios de ter uma loja online e como ela pode auxiliar no crescimento dos lucros da sua empresa.

POR QUE TER UMA LOJA VIRTUAL?

Conforme o Instituto FSB (Agência de Comunicação Corporativa Integrada), o comércio digital acumulou receitas recordes nos anos de 2020 e 2021. Além disso, através de uma pesquisa realizada pela EBIT | Nielsen, no ano de 2021, mostrou que o ticket médio de uma loja virtual aumentou 22% em relação a 2020.

Os dados mostram um crescimento no mercado e que as lojas estão migrando cada vez mais para a internet e conquistando novos clientes, que não seriam possíveis somente com uma loja física.

Para se ter uma ideia, no ano de 2021, tivemos um crescimento de 208% na migração de pequenas e médias empresas para o virtual.

E você tem ideia do motivo dessa migração? Com os dados revelados pela Mastercard, podemos ver que os marketplaces tem grande influência nessa mudança do físico para o digital.

QUAIS AS VANTAGENS DE TER UMA LOJA VIRTUAL?

1. Possibilidade de personalizar o seu atendimento

Os padrões de consumo mudaram, os clientes buscam de viver uma experiência diferenciada, por isso ter um atendimento personalizado é muito importante, pois é uma das grandes vantagens de vender online.

Com um atendimento bom, sua taxa de conversão de vendas aumenta, sem você precisar grandes esforços para ter esse crescimento. Logo, se a sua taxa de conversão aumenta, o seu custo de aquisição de cliente tende a diminuir.

Então é importante que você invista não somente nos atendimentos, mas também em conhecer o seu cliente, para saber mais sobre o comportamento dele.

Acreditamos que seja consensual que uma boa experiência do cliente é algo extremamente importante para o crescimento da sua loja virtual e, principalmente, para a fidelização do seu público.

Afinal, o público fidelizado não apenas volta a consumir na sua loja, como também, muitas vezes, vai recomendá-la para outras pessoas, melhorando o seu fluxo de clientes.

2. Facilidade para quem irá comprar

Como já falamos nesse post, a facilidade que uma loja virtual proporciona para o cliente, é um fator determinante na hora do comprador finalizar a compra.

Nas grandes cidades, o deslocamento, seja para o trabalho ou para as compras, é o que toma mais tempo das pessoas.

Se o cliente puder comprar com um preço competitivo e com um bom valor de frete, muitas vezes vai preferir fazer a compra online, especialmente de produtos padronizados, em que não há variação das peças de loja para loja.

Outro ponto que merece atenção é a disponibilidade de meios de pagamentos.

3. Vendas em qualquer horário do dia

Diferente do comércio tradicional, o comércio online não tem um horário pré-definido para o seu funcionamento. É algo que temos que levar em conta, pensando na facilidade para quem compra, que já citamos.

Tendo em vista que muitos clientes não teriam condições de ir até uma loja física para comprar, por conta de uma rotina do dia a dia corrida, por exemplo.

Uma loja virtual traz mais autonomia para o cliente e flexibilidade. Muita gente costuma fazer as compras no tempo livre, inclusive de madrugada. Isso gera boas oportunidades de vendas.

Inclusive, uma estratégia muito utilizada pelos e-commerce é baixar os preços nos períodos de menor volume de tráfego, para assim conseguirem convencer o consumidor de maneira definitiva.

Desse modo, as vendas podem ser feitas sete dias por semana, 24 horas por dia.

Se isso fosse ser feito em uma loja física, por exemplo, o seu negócio teria um aumento de custos fixos, como as despesas de água e luz, e ainda teria que contratar funcionários para o turno da noite.

4. Proximidade com o cliente

As vendas online permitem uma proximidade com o cliente, desde que sejam disponibilizados canais eficientes de comunicação.

Em uma loja virtual, o pós-venda tem um papel fundamental para que o cliente volte outras vezes e faça propaganda positiva do seu negócio.

Portanto, não pense que é só colocar o produto para vender que o cliente aparece. Muitas vezes, antes da compra, surgem dúvidas e ele vai procurar um canal de relacionamento.

Então é preciso ter pessoas treinadas para esse atendimento, que precisa ser de excelência. Lembre-se que é mais caro procurar um novo cliente do que manter um com o qual já existe um relacionamento prévio.

Chegamos ao fim de mais um post do blog, e nele conseguimos notar a importância de se ter uma loja virtual, pensando na aproximação e fidelização do cliente, além a experiência proporcionada para ele.

Esperamos que este post possa ter sido útil para você, afinal, é para isso que a gente aqui do App Minha Escola trabalha. Até a próxima!