Os desafios de ser professor nos dias de hoje

Nesta semana comemoramos duas datas especiais, o Dia da Educação (28/04) e o Dia do Trabalhador (01/05).

Aproveitando as datas, decidimos falar sobre uma das profissões mais importantes que existem, a de professor.

Mais especificamente iremos falar dos desafios que os educadores enfrentam na profissão. Tendo em vista que antigamente o professor tinha a missão de transmitir o conhecimento para os alunos, preparando-os para a faculdade e vida adulta.

Apesar da missão continuar sendo a mesma, as ferramentas de ensino para chegar no objetivo principal estão sempre mudando com o avanço da tecnologia.

Com novas formas de ensino surgindo e a necessidade de uma adaptação rápida, os professores sempre têm que estarem em busca de inovarem a forma de ensinar para conseguirem acompanhar essa nova geração, que já nasce com acesso à tecnologia.

Por isso é necessário falar sobre os desafios que os educadores enfrentam diariamente, visando uma melhora para estes profissionais tão importantes para todos nós.

Mas afinal, quais são os principais desafios que são enfrentados pelos docentes atualmente?

• A mal remuneração

Historicamente, é um fato bem estabelecido que os professores são mal pagos. A maioria das instituições de ensino não possui planos de carreira para formação de professores.

Uma das principais consequências é que os salários dos professores brasileiros estão entre os mais baixos do mundo.

Muitos jovens com talento para ensinar desistem da profissão porque não veem um futuro bom financeiramente.

A Emenda Constitucional 95, também conhecida como PEC do Ceto, visa reduzir o investimento na formação de professores. Essa medida resultou na perda da maioria dos serviços prestados por escolas e universidades.

• As cargas horárias elevadas

Como falamos anteriormente, a baixa remuneração obriga os professores a lecionarem em 2 ou até 3 turnos diferentes para complementar sua renda.

Este ritmo de trabalho é muito prejudicial à saúde física e emocional dos nossos "profes". Além disso, com a falta de tempo livre eles acabam deixando a vida particular em segundo plano.

E não conseguem tempo para buscarem um aperfeiçoamento, como por exemplo uma pós-graduação ou um doutorado.

• Gerenciar as diferenças entre seus alunos

Uma das responsabilidades dos educadores é preparar o aluno para a vida, mas sempre atento para todas as demandas de cada perfil de aluno, já que cada um tem suas particularidades.

Saber conduzir uma turma com alunos que tenham culturas, religiões diferentes é sempre um grande desafio, pois as questões pessoais têm impacto direto no aprendizado dos alunos.

• Dificuldade na comunicação com responsáveis

Mesmo o professor se esforçando na sala de aula, é preciso envolver as famílias na rotina escolar do aluno.

A família precisa incentivar o aluno à estudar, ensiná-lo à respeitar o professor, fazendo isso já uma grande ajuda.

Porém com a rotina corrida e cheia de demandas acabam não deixando tempo nem para aproveitar a vida pessoal, então acaba ficando complicado essa aproximação com os responsáveis.

Como a gente viu, estes são só alguns dos desafios enfrentados todos os dias pelos professores, agora vamos falar um pouco sobre como os educadores podem superar estas barreiras e o que eles podem utilizar.

Para passarem por estes desafios, os profes precisam ter paciência, pois sem ela fica complicado de lidar com os avanços tecnológicos, com exigências de novas maneiras de ensinar.

Uma dica para exercitar essa paciência é enxergar tudo com naturalidade e buscando sempre se adaptar ao novo e usar tudo o que for ajudar na rotina escolar para não se sobrecarregar.

Ter empatia é necessário na sala de aula, pois essa geração não irá aprender como você aprendeu. Pois estão sempre cheios de distrações, então buscar se adaptar à isso e buscar novos meios para que os alunos aprendam.

Aprender a usar os novos recursos que vão aparecendo ao longo do avanço da tecnologia não é o suficiente.

É preciso sempre manter uma relação próxima com a gestão da escola, para ter acesso aos recursos de ensino.

Para que mais pessoas que sonham em um dia estarem dentro da sala de aula compartilhando o seu conhecimento com os alunos, é determinante a participação da sociedade no engajamento e na busca de melhorias.

Criar uma boa condição de trabalho para os docentes daria uma valorização para essa classe e possivelmente deixaria essa profissão mais atrativa para pessoas que tenham uma aptidão para educar.

Incentivar os professores é necessário para combater o sucateamento que a educação vem tendo nos últimos tempos.

A gente falou anteriormente sobre o uso da tecnologia na educação e sabemos que com o tempo teremos ainda mais avanços nessa questão.

Nós do App Minha Escola temos como objetivo transformar as escolas e ajudar na busca de uma melhor educação para todos.

Nossa agenda digital é um completo sistema de Gestão Escolar, onde você consegue simplificar todos os processos da sua escola, desde comunicados até cobrança das mensalidades.

Usando o aplicativo você consegue diminuir a inadimplência, auxiliamos nos processos de matrículas.

Ajudamos a fortalecer os laços entre família e escola, desta maneira os responsáveis se apaixonam pela escola e acabam se fidelizando com a instituição.

Espero que tenham gostado do post de hoje e até semana que vem.

Embora a profissão de educador tenha muitos desafios, é uma das carreiras mais lindas e inspiradoras que existem e a responsável por formar todas as outras!

1.056 visualizações0 comentário