Buscar

Inadimplência Escolar. Vamos reduzir?

Atualizado: 12 de Nov de 2019

Apesar das características específicas de uma Escola de Educação Infantil, ela não deixa de ser um negócio que precisa ser rentável. Isso porque, sem recursos, uma escola não consegue cumprir com a sua principal missão, que é oferecer uma educação de qualidade. E quando falamos em gestão financeira, um dos principais desafios é saber lidar com a inadimplência.


Neste post, você vai entender tudo sobre como lidar melhor com esse problema. Além de identificar como ele afeta o dia a dia da escola e também como prevenir e diminuir os impactos da inadimplência. Vamos a leitura!


Inadimplência escolar, que dor de cabeça


A inadimplência escolar um problema que atinge mais de 80% das Escolas de Educação Infantil, principalmente após o 2º semestre, sendo um dos fatores críticos para o fechamento das escolas. Isso porque toda a Escola de Educação Infantil precisa de recursos financeiros para cumprir com suas obrigações e oferecer educação de qualidade para os seus alunos.

Esse dinheiro vem principalmente do pagamento da mensalidade por parte dos pais e responsáveis. Por isso, na hora de organizar o planejamento financeiro da sua Escola, você conta com essa entrada de dinheiro para cumprir com suas obrigações e seus objetivos.

A inadimplência prejudica tanto a sua Escola. Afinal, é uma entrada de dinheiro que não chega até o caixa na data planejada. E o resultado? Você acaba não cumprindo o que tinha planejado e tendo que colocar uma energia gigantesca nisso, podendo deixar em alguns momentos a parte pedagógica de lado.

E isso é só o começo, pois o atraso no pagamento das mensalidades e/ou das taxas extras também prejudica o relacionamento da escola com os pais e responsáveis pelos alunos. Em muitos casos, por exemplo, os pais podem começar a evitar o ambiente escolar por saberem que estão em atraso com a Escola. E sabemos que isso não é bom, pois acaba prejudicando o acompanhamento em relação aos alunos. Mas não para por aí, uma dívida mal cobrada também afeta o relacionamento e muito, gerando ruídos na comunicação, trazendo riscos na hora da renovação da matrícula e podendo até ter um desgaste da imagem da sua escola perante a comunidade.

Por isso que você precisa impedir que isso aconteça em sua Escola de Educação Infantil, evitando todos os problemas citados acima.

Quer saber como podemos evitar? Descubra agora!


Por que acontece a inadimplência escolar


Em muitos casos a inadimplência escolar ocorre pela falta de controle financeiro da família. Inclusive, sabemos que, com a instabilidade da economia, há muitas famílias que, infelizmente, estão abrindo mão das escolas particulares por não conseguirem arcar com os custos da mensalidade.

Mas nem sempre a inadimplência escolar está totalmente relacionada à família. Falhas na administração da escola, como falta de políticas de cobrança, um modelo de contrato bem feito e gestão financeira ineficiente também geram inadimplência.

Abaixo, confira algumas ações que, ao serem colocadas em prática, poderão ajudar bastante na redução da inadimplência.

Para reduzir a inadimplência escolar, é fundamental focar em dois pontos:


- Prevenção em relação a atrasos e não pagamentos;

- Ações de cobrança quando essa situação efetivamente acontece.




1. Adote a mensalidade via boleto bancário

O boleto bancário é um procedimento de pagamento com o qual todos já estão familiarizados em suas rotinas. Além de ser prático, na grande maioria dos casos, o pagamento pode ser feito por meio do internet banking, ou até mesmo o pai ter que ir até a Escola com o dinheiro no bolso.


2. Utilize Canais de comunicação

Use os canais de comunicação da sua Escola para que os pais e responsáveis tenham acesso de maneira rápida a simples as cobranças. Pode ser via agenda de papel, via agenda digital, pelo correio.

Dessa forma, utilizar vários canais de comunicação para enviar o boleto de cobrança e lembrar os responsáveis do vencimento da mensalidade do aluno é uma ótima estratégia para diminuir a inadimplência da sua Escola. Isso garante que os responsáveis receberão as suas notificações, evitando atrasos e não pagamento das mensalidades.


3. Defina regras para pagamento

Outra dica para reduzir a inadimplência é por meio da definição de regras pagamento da mensalidade no ato da matrícula. Ao firmar o contrato com os responsáveis, é importante deixar claro o valor, juros e multa caso ocorra atrasos e as formas de pagamento que a sua Escola de Educação Infantil aceita.

Com isso, você repassa aos pais todas as informações relevantes para que eles façam um planejamento financeiro familiar com antecedência.


4. Automatize o processo e organize as informações

Já pensou em automatizar tudo isso? Com a utilização da agenda digital Minha Escola você tem grandes benefício para à redução da inadimplência escolar. Você gerar boletos de forma automática e os pais recebem os via aplicativo e e-mail, envio notificações lembrando a data do vencimento e caso não façam o pagamento no dia o cálculo de juros e multa já é feito de forma automática.


Além disso, você consegue ter todas as informações em um só lugar. Essa facilidade faz com que você crie planos de ação mais rápidos e efetivos no caso de inadimplência. E ainda acaba evitando que os atrasos se acumulem e gerem muitos juros, o que dificulta o pagamento.

A agenda digital escolar Minha Escola foi feita para ajudar você a crescer e ter ainda mais sucesso com a sua Escola de Educação Infantil.

Telefones

+ 55 54 9 9158.0014

+ 55 54 9 9157.4993