Buscar

Ensino híbrido, você sabe o que é? Sua escola esta preparada?

Atualizado: Set 8


A partir desse novo momento, o novo normal, a educação mundial vem buscando formas de manter a aprendizagem dos alunos. Nunca foi tão importante e tão útil a tecnologia como nesses últimos meses. E foi assim que as escolas encontraram uma nova forma de manter os estudantes com uma mínima rotina de estudo. Também serviu para manter as famílias vinculadas as instituições.

Agora iniciamos uma nova jornada, onde o “novo normal” exige que nos reinventemos mais uma vez. E com a educação não é diferente, tendo em vista o retorno das aulas, porém com restrições, surgiu uma nova metodologia, o ENSINO HIBRIDO.



O QUE É O ENSINO HÍBRIDO E PORQUE ELE É TÃO IMPORTANTE NESSA PANDEMIA

ENSINO HIBRIDO ou blended learning: Tendência do século 21, é uma metodologia onde combina o ensino presencial ao à distância (online ou offline). E não, não é uma metodologia advinda da pandemia, ela já existia e funcionava perfeitamente bem, antes mesmo de tudo isso acontecer.

O ensino presencial e a distância funcionam em conjunto, um complementando o outro que quando bem aplicado tende a potencializar o ensino do estudante. O ensino hibrido traz uma mudança na forma de ensinar e aprender.

Pensando que hoje em dias as crianças estão tendo contato com a tecnologia cada vez mais cedo é fundamental que as instituições adotem novos métodos para auxiliar no desenvolvimento, já que ensino híbrido é responsável por alcançar o que existe de bom em cada ambiente para potencializar a experiência educativa.

Desta forma educadores e estudantes, seja da educação infantil, fundamental, média ou universitária, bem como qualquer forma de ensino podem vivenciar novas experiencias.

Vale destacar que muitos estudantes estão estressados, ansioso e até mesmo de luto, então um bom planejamento reforçando as competências socioemocionais deve ser pensado.

Esta forma de ensino trás mais praticidade e autonomia para os alunos e escolas, pois neste período de distanciamento social, seguindo os protocolos, ninguém ficara prejudicado, pois seja presencial ou de forma remota todos terão acompanhamento educacional.






EXPERIMENTE NA SUA ESCOLA








DICAS DE COMO INTRODUZIR A METODOLOGIA NA SUA ESCOLA

*O primeiro passo é organizar o cronograma conforme as solicitações do protocolo da sua cidade/estado.

*Organizando o cronograma, deve-se pensar nas formas de avaliação remota para aqueles que de alguma forma não podem participar das aulas presenciais.

*Explorar na sua totalidade o recurso tecnológico desenvolvendo responsabilidade, maturidade e organização já que vai precisar administrar seu tempo e espaço de estudo, além da autonomia.

*O professor, mais do que nunca, tem um papel fundamental nesse processo, pois ele será o condutor do aluno no ensino híbrido.


Porque utilizar o Ensino Hibrido na sua escola?

Originalmente, este método é utilizado dentro da própria escola, para desenvolver as habilidades já citadas, onde o aluno tinha contato com os computadores da sala de aula.

Hoje, por causa da pandemia do coronavírus, as escolas tiveram que se reinventar e utilizar o meio remoto para que as aulas pudessem permanecer de alguma forma.

Agora com o inicio das aulas presenciais, os protocolos exigem que haja um distanciamento social entre os alunos por metro quadrado, reduzindo o número alunos por sala de aula, consequentemente gerando revezamento entre aula presencial e remota.

Outro fator que pode impedir que alguns alunos participem das aulas presenciais é o fator de risco de saúde. Muitos responsáveis temem por deixar seus filhos voltarem as aulas por terem patologias que potencializam os sintomas do Covid-19 ou até mesmo os jovens saudáveis, há familiares que preferem não permitir o contato dos mesmo com o ambiente escolar.


O ensino hibrido trás para os alunos um meio de manterem-se conectados com a escola e os professores, mantendo o aprendizado necessário e sem perder conteúdo, avaliações.

Já para as escolas, o método auxilia a manterem o vínculo com as famílias, evitar que haja desligamentos dos alunos das instituições, amenizar insatisfações, manter a escola em funcionamento.


Conheça o aplicativo escolar Minha Escola e descubra como podemos ajudar você nessa retomada.

Telefones

+ 55 54 9 9158.0014

+ 55 54 9 9157.4993