top of page
Buscar
  • Foto do escritorApp Minha Escola

Dicas de como descomplicar a vida de mãe

Atualizado: 12 de mai. de 2023


No próximo dia 14/05 vamos comemorar o Dia das Mães. O post de hoje é em especial para todas as mamães.


Sabemos que ser mãe exige muito da mulher e sem uma rotina organizada, pode ficar muito difícil de conciliar tudo.


Então vamos dar algumas dicas para as mães de como organizarem os afazeres e conseguirem dar conta de tudo.


Porém, algumas destas dicas variam de acordo com a personalidade da pessoa, então não se sinta obrigada a ter que seguir algo que não funciona para você.


Por isso o autoconhecimento é importantíssimo nos dias atuais, às vezes as mães podem estar ansiosas e confusas e a causa desses problemas pode ser a sobrecarga do dia a dia.


Tenha sempre em mente que mudanças, mesmo que bem simples já podem fazer efeito e você consegue ser uma mãe mais paciente, evitando aquelas brigas com os filhos que toda mãe odeia, por exemplo.


  • Faça um check-list

A primeira dica é anotar tudo o que você tem que fazer no dia, dessa maneira você tira as coisas da sua cabeça e alivia a sua carga mental.


Você pode usar o celular, o computador para as anotações, como você achar melhor.


Você pode anotar os compromissos que terão no dia, tarefas do trabalho e domésticas, por exemplo.


  • Tenha uma rotina

Manter uma rotina na casa é outra dica, tenha estabelecido horário de dormir, do banho, de comer e siga à risca, mas tudo bem se você não conseguir seguir eventualmente.


Crie também uma rotina para as tarefas domésticas, como por exemplo lavar roupa nas segundas e quartas, passar roupa na sexta, ir ao mercado na terça...


  • Não deixe tarefas acumuladas

Quando deixamos a louça acumular, as roupas bagunçadas no armário, os brinquedos espalhados pela sala, para organizar tudo isso irá demandar muito mais tempo.


Estas tarefas acumuladas podem prejudicar o tempo precioso que você tem com os seus filhos.


São tarefas simples que podem ser feitas rapidamente, porém se ir deixando “para depois” você ficará sempre com o peso na mente do “tenho que fazer”.


  • Aproveite o tempo

Aqui você irá lutar contra a procrastinação, se você tem dez minutos livres, faça alguma coisa que leve estes mesmo dez minutos.


Por exemplo, antes de sair do quarto arrume a sua cama, ao passar pelo quarto do seu filho já vai dando uma organizada na cama, nos brinquedos...


Realizando essas pequenas tarefas você verá o resultado ao fim do dia, quando sobrar um tempinho para passar com seus filhos.


  • Organize o ambiente

Quem não gosta de uma casa limpa e organizada, né? Bem, manter um ambiente com as coisas arrumadas influencia até no nosso emocional.


Existe aquele ditado que diz que o seu ambiente desorganizado é apenas o reflexo da sua mente. E é a mais pura verdade, então se você mantiver tudo organizado a sua cabeça também ficará organizada.


Porém, você não precisa fazer tudo sozinha, converse com os filhos e os ensine a manter tudo no lugar, guardar os brinquedos após usarem já é uma grande ajuda, não é mesmo?


  • Estabeleça as suas prioridades

Você já parou para pensar no que você não abriria mão, como por exemplo louça lavada e guardada, camas arrumadas etc. E o que você consegue relevar, tipo deixar a louça no escorredor, tudo bem ter brinquedos no sofá...


Um passo fundamental para seguir essa dica é conhecer as suas possibilidades, às vezes você consegue fazer até mais, mas também tem mães que conseguem fazer menos e tudo bem.


Uma mãe de um recém-nascido, por exemplo ela tem que saber que não conseguirá fazer muitas tarefas e deve diminuir as suas prioridades de início.


Nesses casos a ajuda da família e do companheiro é muito importante, para que a mamãe tenha um puerpério tranquilo.


  • Tenha a tecnologia como aliada

Nos dias de hoje a tecnologia está cada vez mais implantada em nossas vidas e a gente, cada vez mais dependentes dela.


Se você souber como usá-la, poderá fazer diversas coisas através do celular, do computador, do tablet...


Por exemplo, você pode ler um livro pelo tablet, poupando o espaço que um livro físico ocuparia.


Uma coisa que você pode fazer pelo celular é acompanhar o dia a dia do seu filho na escola, através da nossa agenda escolar. Como está o convívio da criança na sala de aula.


Pelo celular você pode ter o calendário de eventos da escola, quando terá uma atividade especial, o dia da reunião de pais e te dá a opção de confirmar a presença.


E nem precisa anotar no check-list, pois nosso aplicativo manda uma notificação para você 24h antes do evento para você não esquecer.


Quem nunca esqueceu de pagar um boleto, não é? Com o App Minha Escola você não se preocupa com o vencimento da mensalidade da escola, através de notificações e por e-mail você recebe o boleto e pode efetuar o pagamento pelo aplicativo mesmo, rápido e fácil.


Se a escola do seu filho ainda não trabalha com uma agenda digital, apresente à diretora a ideia!


  • Tenha um tempo para você

Pelo menos uma vez por semana reserve um tempo para fazer algo que você gosta, saia para jantar, assista um filme com a família, leia um livro.

O importante de fazer isso é para você lembrar que além de mãe e trabalhadora você também é uma pessoa que precisa cuidar de si.


  • Não surte!

A última dica é para as mamães NÃO SURTAREM, pois realmente não é fácil planejar uma rotina, estabelecer prioridades. Então não surte se algo sair do planejado, mudanças ocorrem e é sobre isso e está tudo bem.


E reforçamos para as mamães que não se enxergam tendo uma rotina assim, que elas busquem pequenas mudanças no início e conseguirão enxergar uma melhora futuramente.


Esperamos que com essas dicas possamos ajudar algumas mães que estão sobrecarregadas com o excesso de tarefas diárias.


Lembrando que nós, do App Minha Escola, buscamos através da tecnologia simplificar a vida da comunidade escolar, mas não só das instituições de ensino, como também das famílias que utilizam o nosso aplicativo.


Queremos desejar um Feliz Dia das Mães para todas! Até a próxima!











43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page