top of page
Buscar
  • Foto do escritorApp Minha Escola

Dicas de brincadeiras de São João


Uma das épocas mais aguardadas do ano para os brasileiros chegou! As festas juninas valorizam as tradições do nosso país e revelam também muitos elementos históricos, religiosos e até mitológicos.


Como sabemos, as festas seguem o calendário litúrgico da igreja católica que, no processo de assimilação dos antigos cultos pagãos acabou por substituir os rituais dedicados aos deuses médio-orientais, gregos, romanos e nórdicos por festas dedicadas aos santos.


E para entrarmos no clima, trouxemos algumas dicas de brincadeiras para você aproveitar as festas juninas da melhor forma possível!


Boa leitura!



Pescaria

A pescaria é uma das brincadeiras clássicas e é presença confirmada em todo arraiá. A montagem geralmente é feita com caixas com bastante papel picado e com os peixinhos de papelão ou madeira e varas improvisadas.


Cada peixe, tem um prêmio escrito e ganha quem conseguir fisgar o peixe. Para as premiações, você pode dar brinquedos, por exemplo.



Cadeia junina

Como o próprio nome já diz, a cadeia junina é o local isolado da diversão onde alguém é preso de surpresa, pode ser a pedido de um conhecido ou de quem “encomendar” a prisão.


E o capturado, só vai poder sair da prisão se cumprir a prenda determinada, como se fosse um habeas corpus caipira.



Boca do palhaço

Essa brincadeira é como se fosse um tiro ao alvo com bolinhas e exige uma mira boa e bastante precisão para vencer. Pois você deverá acertar o maior número de bolinhas dentro da boca do palhaço.


Você pode brincar sozinho ou disputando com alguém e quem acertar mais ganha pode escolher o prêmio disponível.



Argolas

As argolas são outro jogo de mira, porém é preciso acertar os objetos no chão fazendo com que argolas fiquem presas e você some pontos.


A brincadeira pode ser feita com garrafas de plástico cheias de bolinhas de gude, para criar peso e não as deixar balançarem ao jogar cada argola.


Em seguida, as crianças ou os adultos tomam distância do local onde estão as garrafas e fazem os arremessos. Quem acertar mais argolas, ou somar mais pontos, leva a prenda!



Cabo de guerra

O cabo de guerra é uma brincadeira muito popular no nosso país, presente em diversas gincanas, acampamentos, grupos de escoteiros e não poderia ficar de fora do arraiá, não é mesmo?


A ideia é dividir dois grupos em lados opostos, cada um segurando um lado de uma corda com marcação bem na parte do meio. Ganha a equipe que conseguir puxar a corda para o seu lado do campo!



Corrida de saco

Você pode ter visto bastante essa brincadeira em muitos filmes ou gincanas com crianças, e ela também pode fazer parte das atrações do São João!


A corrida do saco nada mais é do que uma disputa para ver quem cruza primeiro a linha de chegada. Porém, o desafio está na forma como se corre: os participantes devem entrar em sacos de pano ou de estopa e ir pulando, segurando as pontas do saco, sem cair. Essa corrida maluca pode render altas risadas durante o trajeto.



Rabo do burro

Acertar o rabo no burro é uma mistura de cabra-cega com pontaria, já que os participantes devem estar vendados para espetar o “rabo” em uma placa com um burro desenhado.


Uma versão segura do passatempo pode ser feita com velcro, sem objetos pontiagudos, para tornar a brincadeira acessível a todas as crianças.



Tomba-latas

Outro jogo de mira, mas muito mais inspirado no boliche. O tomba-latas é um arremesso a distância em várias latinhas empilhadas, como se fosse um castelo de cartas. Quem derrubar o maior número de latas ou fizer um belo strike, vence!


Depois de ver todas essas brincadeiras, aposto que te deu vontade de ir em um arraiá pra aproveitar e se divertir, certo? Aproveita e compartilha essas dicas com sua família e colegas para o seu arraiá!


Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades que compartilhamos por lá!


Até a próxima!


16 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page