Dicas de atividades para o Dia dos Pais

Agosto chegou e com ele, o Dia dos Pais se aproxima e diversos educadores já estão pensando nas propostas que desejam desenvolver para a celebração dessa data na escola.

Contudo, o assunto merece uma reflexão mais profunda em 2023. Existem várias formas inovadoras e sensíveis de criar as atividades para marcar esse dia, concentrando-se na exaltação da familia e instruindo os alunos a lidar com as várias emoções.

O blog de hoje é para lhe ajudar a repensar essa data tão especial com atividades que os alunos certamente vão adorar.

Boa leitura!

Devemos repensar atividades para o Dia dos Pais?

Uma das observações para esse evento é reavaliar como estamos abordando esse dia. Em datas comemorativas como essa, é crucial ter um cuidado extremo em sala de aula. E com o

Dia dos Pais na escola, isso é ainda mais relevante.

Primeiramente, nem todas as crianças têm seus pais presentes em suas vidas, e romantizar essa ocasião não é a abordagem mais apropriada.

Portanto, expressões como "meu pai herói" ou "meu paizão" devem ser empregadas com cuidado. Você pode optar por utilizar a expressão

"Dia de Quem Cuida de Mim", por exemplo.

Esteja ciente de que temas relacionados a eventos comemorativos não fazem parte da BNCC

(Base Nacional Comum Curricular). Contudo, isso não impede que sejam trabalhados.

Então, é possível ter boas ideias para o Dia dos Pais na instituição com base nesse documento tão significativo?

Sim, é possível. Para isso, busque concentrar-se nos objetivos da sua aula para o Dia dos Pais na instituição, por exemplo: interação com o grupo familiar, valorização da figura paterna ou de quem a representa.

Ou seja, tenha como meta encorajar a valorização da familia, sem negligenciar as emoções das crianças.

No que se refere ao campo de experiência, por exemplo, na Educação infantil, temos o espaço, o tempo, a quantidade, as relações e transformações.

Então, aproveite o tema e aborde o reconhecimento da diversidade familiar. Afinal, uma das competências da BNCC é a competência socioemocional. Por isso, essa ocasião também pode ser perfeita para desenvolver essa habilidade.

Confira as dicas de atividades para você trabalhar em sala de aula:

Músicas ou poemas

As crianças podem praticar algumas canções e versos, preparando uma encenação na escola para a comemoração do Dia dos Pais.

Também é possível aprender e recitar em casa, dedicando a performance exclusivamente ao paizão.

Vale-presentes

A celebração do Dia dos Pais vai além de presentear com uma lembrança. incentive a criança a valorizar sua familia e colaborar com ela, como uma equipe.

Desse modo, estaremos também desenvolvendo uma área específica da BNCC: o eu, o outro e o nosso.

Você e as crianças podem criar vales-presentes para presentear no Dia dos Pais: vale-mimo, vale-serenata, vale-brincadeira e vale-passeio. Enfim, use a imaginação para fortalecer os laços

familiares.

Recrie memórias

Ainda pensando em incentivar o conhecimento da família, faça com o que o aluno descubra qual era a brincadeira favorita da pessoa responsável pela criança e ajude a a recriar essa memória.

Afinal, não tem nada mais gostoso do que relembrar os bons momentos da infância.

Carta para o papai

Aqui está uma excelente forma para os pequenos homenagearem seus pais, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades de escrita.

Primeiramente, discuta as responsabilidades que uma figura paterna pode assumir.

Eles podem sugerir trabalhar, cuidar do lar, aparar a grama, cuidar dos filhos, preparar o jantar, entre outras. Em seguida, escolha entre 3 e 5 maneiras significativas pelas quais o pai demonstra cuidado por eles.

Depois, peça para as crianças que usem essas ideias para escrever uma carta em homenarem ao pai. Incentive-os a utilizar um título, uma saudação e uma assinatura em suas cartas.

Ao concluir, peça aos alunos que decorem suas cartas e as enviem para o seu pai.

Quebra-cabeça

Peça para cada aluno fazer um desenho, uma pintura, ou uma colagem em um pacel as sobre o seus pais e um momento que mais os marcou, e após finalizado, ajude-os a cortar em um fabuloso quebra-cabeça!

O legal da atividade é estimular a criança a explorar sua criatividade e por a mão na massa, assim como ver um projeto seu ganhar vida e ser utilizado nas mãos de outra pessoa.

Peça para cada aluno fazer um desenho, uma pintura, ou uma colagem em um papel A4 sobre o seus pais e um momento que mais os marcou, e após finalizado, ajude-os a cortar em um fabuloso quebra-cabeça.

Essas foram cinco dicas para trabalhar essa data dentro da sala de aula! Não esqueça de fazer das atividades e compartilhar elas na Linha do Tempo do nosso aplicativo!

Até a próxima!