Buscar

COMO MONITORAR OS SINTOMAS DE CORONAVIRUS NA SUA ESCOLA


O retorno das aulas presenciais traz muitos desafios para os educadores. O principal deles é é seguir os protocolos e garantir o monitoramento da saúde dos alunos e colaboradores. Mas, como é possível fazer esse acompanhamento de forma rápida e segura? Entre as rotinas e demais tarefas do dia, não é fácil monitorar cada aluno individualmente. Mas, existem algumas maneiras de facilitar a sura rotina e ter todas as informações com poucos cliques. 

Como monitorar o coronavírus na escola Educadores estão se preparando há meses para o retorno das aulas presenciais. Várias instituições já voltaram para a sala de aula e muitas estão aguardando a liberação da sua região. Apesar de investir em diversos protocolos de segurança e equipamentos, ainda assim é preciso estar atento para possíveis casos de COVID-19 na escola. Por isso, fique atento aos principais sintomas:

  • Febre 

  • Tosse seca 

  • Coriza e congestão nasal

  • Dor de garganta

  • Em casos mais graves, dificuldades para respirar

É importante que todos os educadores estejam capacitados para saberem identificar esses sintomas. Mas, também é necessário ter apoio das famílias para garantir que os alunos só frequentem a escola se não tiverem nenhuma suspeita da doença. Também é recomendado que os alunos sejam afastados por pelo menos 15 dias em caso de contato com pessoas que apresentaram qualquer sintoma ou foram diagnosticadas. 

Monitore a saúde na escola É necessário monitorar a saúde na sua escola diariamente para evitar ao máximo a contaminação entre alunos e educadores. Por isso, segue alguns métodos abaixo:

Pesquisa com as famílias A escola pode enviar um questionário periodicamente perguntando sobre a saúde dos alunos e familiares. 


O mais recomendado é que os responsáveis respondam um questionário diariamente. Assim, a escola pode acompanhar o estado de saúde de cada aluno e conscientizar as famílias.  Esse também é um ótimo momento para entender as dificuldades e necessidades de cada estudante e sua família. Essa pesquisa pode ser enviada pela Minha Escola, utilizando a funcionalidade Questionário na agenda digital.  Medição de temperatura Muitas escolas já adotaram a medição de temperatura na entrada e durante o decorrer do dia como protocolo. Com a Minha Escola, você consegue cadastrar a temperatura do aluno no aplicativo e depois tirar relatórios personalizados sobre a saúde do mesmo. 

Organize a entrada e saída dos alunos Uma das soluções da Minha Escola para evitar as aglomerações na chegada e na saída das instituições de ensino é o Estou Chegando. Com o controle de chegadas e saídas da Minha Escola, os pais avisam quando vão buscar ou levar as crianças, tudo pelo aplicativo.


O Estou Chegando é utilizado do Berçário ao Ensino Médio das instituições de ensino e está sendo um grande aliado para evitar aglomerações.


Alertas e lembretes de higienização Um dos pontos dos protocolos de segurança é a troca de máscaras dos alunos e educadores e a lavagem das mãos. Essas ações servem para manter o ambiente escolar higienizado e evitar possíveis contaminações. O agenda digital escolar Minha Escola, tem a funcionalidade onde a escola pode programar esses alertas, colocando de quantas em quantas horas é preciso avisar os alunos e professores para a troca das máscaras e/ou a lavagem das mãos. Na Escola Caminhos do Aprender, de Lajeado (RS), o aplicativo Minha Escola virou uma ferramenta essencial há mais de 2 anos. E na volta às aulas presenciais, que aconteceu em setembro, foi o apoio que a Diretora Kátia Ferreira precisava para garantir que estava seguindo os protocolos de retorno e passar a segurança para as famílias.  “Os responsáveis receberam um comunicado sobre como seria essa volta as aulas. Ter os protocolos de retorno no aplicativo facilitou muito a rotina da escola. Consigo acompanhar tudo o que está acontecendo, além de passar credibilidade para as famílias." Fale com a gente e descubra como estamos revolucionado a gestão escolar e ajudando centenas de escolas nessa retomada.


Telefones

+ 55 54 9 9158.0014

+ 55 54 9 9157.4993