Buscar

Como manter a comunicação com a comunidade escolar, neste período de isolamento social

Atualizado: Mai 4



EM TEMPOS DE COVID-19 PRECISAMOS REDESCOBRIR MANEIRAS DE ESTAR PRÓXIMO, MESMO ESTANDO LONGE. O objetivo desse post é sugerir as Escolas maneiras de manter o contato e o vínculo com seus alunos, mesmo que a distância. Por isso preparamos 5 ideias para você colocar em prática.


#DICA 1 - DIVULGUE A PROGRAMAÇÃO ONLINE 📅

Estabeleça um cronograma de atividades que envolva as famílias, pode ser postagem das redes sociais, vídeos, e-mail, grupo de whatsapp, ou seja, use a criatividade. Independente do canal ou canais a ser escolhido o legal é divulgar as datas e os horários para as famílias. Assim elas conseguem se organizar com antecedência e as ações acabam tendo mais engajamento.

Outra sugestão é, busque na internet conteúdo para diversão e entretenimento das famílias, classifique esse conteúdo por faixa etária. Exemplo: A Faber Castel está disponibilizando cursos gratuitos de desenho (https://cursos.faber-castell.com.br/i) ou até visitar museus pelo mundo através de um tour virtual pelo Google Arts & Culture, que tal visitar o MASP?, o Museu de Arte de São Paulo é um dos mais famosos do mundo.


#DICA 2 - AQUELE FAMOSO #TBT DE 2019🤳

Relembre os momentos que aconteceram no ano passado, pense nas tantas atividades legais que foram desenvolvidas, aqueles momentos de brincadeiras, de aprendizados, de carinhos, ou seja, aqueles momentos que ficaram na memória da comunidade escolar. De preferência aos momentos coletivos, onde as crianças possam rever a turma, os amigos, os educadores, o máximo de pessoas da escola. Assim é possível matar um pouquinho da saudade!!! Bora compartilhar as fotos antigas e arrasar nos #tbt?


#DICA 3 - MENSAGENS DO CORAÇÃO 💌

Toda a equipe da escola, as famílias, crianças, enfim quem estiver com aquela saudade podem gravar pequenos vídeos mandando um oi, um abraço, beijinhos, mensagens carinhosas, um alô para a turma e o que mais a saudade pedir. A brincadeira aqui pode ser cada um postar no seu story e marcar os colegas e a escola. Então pega o celular e manda aquele alô!!!!


#DICA 4 - SHOW DE TALENTOS 🦸‍♀️

Solicitar que as famílias postem ou enviem fotos e vídeos das crianças dançando, cantando, tocando instrumento, brincando, pintando, preparando um lanche saudável, desenhando, fazendo escultura de massinha e tudo mais que elas saibam e adorem fazer. A escola pode criar um álbum com essas fotos e não esqueça de dar crédito aos pequenos artistas.


#DICA 5 - ENCONTROS VIRTUAIS 👩‍👩‍👧‍👦📱

Essa dica é incrível e as famílias adoram. A cada período faça encontros com a turminha. Para isso use ferramentas de vídeoconferência gratuitas nesse período de pandemia como por exemplo google meet ou zoom. Combine um dia e um horário, envie um link para as famílias e assim a professora e a turma toda vão conseguir se ver de forma online. Pode ser um papo de 5 ou 10 minutos e a ideia aqui é perguntar como está sendo a quarentena, o que estão gostando, o que não estão, e matar a saudade. A outra sugestão é usar esse mesmo formato, mas ter encontro individuais. Somente a professora e a família... assim a professora consegue aprofundar um pouco mais o assunto, orientar melhor e dar atenção para as necessidades específicas da criança. A sugestão é que esses encontros virtuais acontecem pelo menos 1 vez por semana.


Reforçando que essas sugestões partiram de uma preocupação legítima de manter o contato e, ao mesmo tempo, ajudar a escola a fortalecer o vínculo com as famílias. O objetivo não é determinar um 'Home School', e sim uma iniciativa espontânea e empática dos profissionais da escola, pensando nas crianças e nas famílias nesse momento de isolamento social.


Com a Agenda Digital Minha Escola colocamos a tecnologia a serviço da educação.

Acreditamos que uma comunidade mais conectada gera uma melhor educação para todas as crianças.


Telefones

+ 55 54 9 9158.0014

+ 55 54 9 9157.4993