Buscar
  • App Minha Escola

Como está sendo o retorno das aulas 100% presenciais?


Após 2 anos as escolas privadas voltarão a ter seus alunos de forma 100% presencial, em virtude dos problemas causados pela pandemia do novo COVID-19.


Desde 2020 tivemos que nos acostumar com o “novo normal” em nossas vidas, seja no âmbito social, profissional ou educacional. Se para os adultos já foi difícil, imagina para as crianças, não é?


Na educação, as aulas à distância se tornaram no primeiro momento a única opção para que o ano letivo continuasse mesmo com o distanciamento social imposto pelo governo como medida preventiva ao contágio do vírus, após alguns meses, se iniciou o processo de volta das aulas presenciais aos poucos.


Foi com o ensino híbrido, que se iniciou este processo de voltar para a sala de aula, foi com o revezamento entre turmas que este desafio se iniciou, uma semana aula remota e na outra aula presencial sempre alternando os alunos e turmas.


Em 2021, se deu prosseguimento a este processo de volta presencial, porém com o avanço da vacinação no Brasil, as aulas voltaram ao normal, seguindo os protocolos sanitários que já são conhecidos (uso de máscara, distanciamento social, uso do álcool em gel, etc...)


Já em 2022, o ano já se inicia com as aulas de forma 100% presenciais e com elas alguns desafios que as escolas e as famílias terão neste ano letivo e vocês podem contar com o App Minha Escola para te ajudar a passar por mais estes desafios.

Nós temos que estar cientes que a educação nunca mais será a mesma de antes do isolamento social, a pandemia acabou provocando uma evolução imensa nos processos didáticos, onde tecnologia e o ensino andam juntos, então é necessário que as escolas busquem sempre inovar quando o assunto é educação.

Neste post veremos que um dos desafios é manter os alunos protegidos do vírus e para isso, as escolas deverão seguir um protocolo determinado pelo governo.

Entre os critérios sanitários e de biossegurança estão:

  • Organizar os fluxos de circulação de pessoas nos corredores e espaços abertos, de modo a promover o respeito ao distanciamento social

  • Evitar aglomerações de pais/responsáveis e estudantes em frente à instituição educacional, mediante escalonamento para entrada e saída dos estudantes

  • Estabelecer escalonamento de horários de intervalo, refeições, entrada e saída de salas de aulas, bem como de horários de utilização de bibliotecas, ginásios, pátios e outros, a fim de preservar o distanciamento social, evitando aglomerações

  • Disponibilizar locais para a lavagem das mãos com sabão e toalhas de papel descartáveis ou dispensador de preparação alcoólica (gel ou liquido a 70%)

  • Proporcionar limpeza e sanitização dos ambientes escolares com maior frequência, assegurando a limpeza entre os turnos

  • Garantir o uso permanente e correto de máscaras (de tecido ou descartáveis)

  • Realizar atividades esportivas ao ar livre ou em ambientes ventilados, assegurado a distanciamento social

Suspeita de risco No caso de estudante, profissional da educação ou colaborador apresentar febre e/ou quaisquer sintomas relacionados à covid-19, recomenda-se a adoção dos seguintes procedimentos:

  • Promover o isolamento imediato do estudante, em sala reservada para este fim, até o comparecimento do responsável

  • Orientar o profissional ou colaborador que procure imediatamente o serviço de saúde

  • Notificar o serviço de saúde de referência quanto aos casos suspeitos ou confirmados de contaminação, conforme orientação da Secretaria de Saúde

  • Intensificar a higiene dos locais e das superfícies utilizadas pela pessoa suspeita, bem como da sala de isolamento

  • Orientar as famílias quanto à necessidade de isolamento domiciliar, até o resultado conclusivo da investigação ou conforme orientação médica, devendo ser adotados os mesmos procedimentos para os que convivam com pessoas sintomáticas.


Estas são medidas preventivas contra o COVID-19, é importante que toda a comunidade escolar siga de forma adequada estes protocolos para que possamos passar por mais este desafio.

É importante que as famílias tenham confiança e se sintam seguras de mandar suas crianças para a escola, porém com as variantes que vem aparecendo ao longo da pandemia tem causado uma série de preocupações em todos os responsáveis.

E gerando uma necessidade de uma maior atenção por parte dos pais, para que eles possam passar o dia tranquilos sabendo que os filhos estão bem e seguros dentro da escola.

Estas preocupações que os pais tem geram a necessidade de acompanhamento durante o período em que o aluno está na Escola, a nossa Agenda Digital te da essa possibilidade, pela aba “Saúde” no aplicativo você pode ter esse acompanhamento mais próximo.

E como é feito tal acompanhamento? Claramente não é por ligação que este controle acontece, até porque seria muito trabalhoso, não acha? Graças ao App Minha Escola ele ocorre por meio de um Protocolo de Perguntas, onde os pais e professores devem responder diariamente, deixando a comunicação entre escola-família muito mais ágil e fácil para ambas as partes envolvidas.

Deste modo fica muito mais fácil para a família acompanhar o dia-a-dia dos seus filhos, não acha? Tendo na palma da mão de onde estiverem todas as informações sobre os pequenos.

E também facilitando o processo para professores e diretores que em poucos cliques podem distribuir, de forma massiva as informações para os responsáveis e conseguem deixar os alunos mais seguros no ambiente escolar.

Um dos protocolos que devem ser seguidos e um dos mais importantes também é o distanciamento social e para que não haja aglomerações O App Minha Escola tem uma ferramenta bem interessante, com ela os professores tem a possibilidade de acompanhar pelo “Estou Chegando” a localização em tempo real do trajeto dos pais de casa ou do trabalho até a escola, tendo uma estimativa de tempo até a chegada do responsável.

Desta maneira, é possível manter os alunos seguindo o distanciamento social até que os pais estejam próximos à escola para buscá-los, não causando aglomeração na saída e nem na entrada.

Como você pôde ler neste artigo, o App Minha Escola pode facilitar ainda mais o trabalho das escolas, tornando a gestão escolar muito mais prática e fácil, com apenas alguns cliques se pode economizar muito tempo e ter resultados melhores.

Legal, né? Então entre em contato com nossa equipe e agende uma demonstração!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo