Buscar
  • App Minha Escola

Como captar novos alunos para 2023


Antes de mais nada é importante que você entenda alguns aspectos indispensáveis para iniciar o seu processo de captação de novos alunos. E neste artigo vou detalhar passos e itens importantes para que você tenha sucesso na sua campanha 2023.


Vamos começar sua campanha do ZERO!

Já parou para analisar se todas as ações que você costuma fazer ainda funcionam? Será que você está deixando de inovar e alcançar melhores resultados? Será que você realmente conhece seu público-alvo?


Antes mesmo de iniciar as ações práticas da sua campanha é preciso ter todas essas respostas na ponta da língua.

E agora, chegou o momento de desenhar passo a passo seu projeto. Vamos lá!


No momento de PRÉ-CAMPANHA, é importante:


1-Planejamento:


Sabemos o quanto o segundo semestre é curto e na rotina tão dinâmica das escolas, sem um planejamento minimamente organizado você certamente não conseguirá tirar as ideias do papel. Utilize ideias e estratégias viáveis a realidade da sua escola!


2- Treinamento da equipe de atendimento:


De nada adianta você captar novos contatos para visitar sua escola, se a sua equipe não estiver 100% pronta para atendê-los. Desta forma você só está perdendo tempo e dinheiro.


Portanto, invista na capacitação de toda equipe de atendimento, focando num atendimento personalizado, uma postura confiável e que reflita os valores da sua escola, esteja atento as perguntas, utilizando respostas assertivas.


Entenda: os profissionais que são responsáveis pelo atendimento são o primeiro contato com a escola e precisam ser eficientes nesta missão. Portanto, selecione bem este colaborador.


3- Definição orçamentária:


Cuidado! Este é um item muito delicado da sua campanha. É necessário estudar um valor estimado para os investimentos que serão feitos através dos canais e ferramentas de marketing.


Não fique aí só sonhando em vincular a marca da sua escola em grandes outdoors ou shopping center é importante primeiro entender quais e quantas vagas você deseja preencher, quais segmentos, quais turmas específicas e só assim traçar a estratégia de como e onde será investido o aporte para esta campanha, afinal de contas de nada adianta você criar um orçamento enorme se você tem poucas vagas disponíveis e desta forma sua campanha será muito mais para fixação da marca do que de fato captação de novos alunos para o momento específico da campanha.


E se o seu caso for captação volumosa de novos alunos, ainda sim é preciso estudar qual o foco e quais serão os recursos disponíveis para o momento da campanha.

Não adianta sair “atirando” de forma aleatória para todos os lados!



4- Possua definido os valores e os diferenciais a serem oferecidos:


Agora é a hora de analisar com muita atenção quais sãos os pontos mais fortes da sua escola. Defina ao menos 5 itens para destacar na sua campanha.


Lembrando que, cabe uma pesquisa prévia na concorrência direta, mas jamais fique preso aos diferenciais oferecidos por eles. Muitas escolas oferecem os mesmos projetos, aulas extras, metodologias etc.


Contudo o grande ponto forte e diferencial da sua escola, deve ser o caminho de COMO sua escola desenvolve as atividades, COMO envolve os responsáveis na rotina escolar, então agora é a hora de destacar o COMO sua escola desdobra cada um desses pontos fortes que você destacará na campanha. Fuja do “mais do mesmo” é hora de apresentar seus diferenciais e inovações!


AGORA SIM! VAMOS INICIAR A CAMPANHA!


1- Tenha clareza do que diferencia você das outras escolas.


2- Defina seu público ideal (ele muda a cada 5 anos pelo menos).

Utilize a estratégia de pesquisas, enquetes e reuniões para mapear quem e o que deseja o seu público atual. Convidamos você a conferir nosso post falando sobre pesquisa de satisfação!


É indispensável que você tenha conhecimento de quais são os focos do seu possível cliente, qual a sua rotina, suas preferências, quanto maior o volume de informações melhor e mais assertiva será sua campanha.


Lembrando que são indispensáveis nos dias de hoje: Site, rede sociais e marketing de conteúdo. Se formos avaliar as estratégias de marketing de alguns anos atrás, fica claro no quanto avançamos com o marketing digital, uma ferramenta muito eficiente e com um custo-benefício incrível.


Com o marketing digital você gestor não precisa esperar somente o momento das grandes campanhas de matrículas para colocar sua escola na “vitrine” virtual, com um investimento baixo você poderá fixar sua marca o ano inteiro e ainda usar boas estratégias de pesquisa de mercado e definição de “persona” através das próprias redes sociais.



DURANTE A CAMPANHA


1- Promova ações de encantamento aos seus potenciais clientes.

Aqui começa um “namoro”, então invista em destacar todos os valores e diferenciais que você promove na sua escola.


2- Defina as condições especiais e possibilidades de descontos.

Sabemos que a negociação de descontos na fase de fechamento da matrícula pode ser uma excelente aliada, mas não se engane, você precisa estruturar este processo muito bem definido.


Muitos gestores saem concedendo descontos de forma intuitiva e aleatória e no final das contas acabam entregando todo seu lucro em forma de descontos ou até mesmo se deparam com os prejuízos causados pela falta de estrutura neste processo tão importante para a saúde financeira da escola.


A concessão de descontos deve ser uma forte aliada a saúde financeira da escola e não o principal fator de falência precoce de algumas instituições de ensino.


Sugestões práticas: Promova bolsões do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, sorteios para Educação Infantil, descontos progressivos para as indicações (Seja um indicador amigo e ganhe x% de descontos a cada matrícula indicada) e muitas outras estratégias que você poderá usar, alinhadas a realidade do seu setor financeiro.


3- Acompanhe as etapas do funil de vendas.

Você já ouviu falar em FUNIL DE VENDAS? Pois bem, aqui chegou o momento de entender que toda venda passa por fases e etapas e você gestor precisa entender quais ações serão impactantes a cada fase do seu funil.


Topo de funil: Quando a família ainda não conhece os serviços da escola.

Aqui provavelmente é o momento que ela descobre a existência da sua escola e certamente ficará de olho na sua movimentação.


Meio de funil: A família já teve algum contato com a sua escola e está interessada.

Nesta fase você deverá investir no encantamento do seu potencial cliente pela sua marca.


Aqui é o momento de manter o destaque do “COMO” você desenvolve as atividades pedagógicas, projetos, rotinas e tudo mais que evolva o universo escolar.


Entenda que este é o momento de se destacar da concorrência direta. Já sabemos que muitas instituições oferecem as mesmas aulas extras, projetos e metodologia pedagógica, mas nem todas desdobram suas atividades com as mesmas estratégias e eficiência, então é neste quesito que você deverá investir e destacar para o público que já está no meio do seu funil de vendas.


Fundo de funil: A família já considera a possibilidade de matricular o aluno, então chegou o momento de conversão.

Agora é a hora de seguir em frente com esse relacionamento, olhar as individualidades do seu cliente e atendê-lo de forma customizada, destacando em toda movimentação os principais valores da sua escola. Aqui será o momento de acolher e deixá-lo seguro de que a sua escola é a melhor escolha que ele poderá fazer.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo