top of page
Buscar
  • Foto do escritorApp Minha Escola

Como aproximar as famílias da sua Escola?


No dia 15/05 comemoramos o Dia da Família, é uma data interessante para falarmos de como é importante aproximar as famílias da sua Escola e como pode benéfico ter os responsáveis juntos.


E é nisso que nós, do App Minha Escola acreditamos e ajudamos por meio da tecnologia à transformar instituições de ensino em referência em suas regiões.


Logo de cara, temos 2 benefícios nessa aproximação família-escola, o desempenho do aluno e a construção do nome da sua Instituição.


Também daremos dicas para ajudar a melhorar essa comunicação para o benefício de ambas as partes.


  • Por que melhorar a relação casa-escola?

Uma boa relação entre os responsáveis e a escola é importante por vários motivos. Todos se beneficiam desse vínculo benéfico.

Os alunos terão um acompanhamento melhor da sua vida escolar por parte dos responsáveis, o que tem um impacto positivo no seu desenvolvimento. Para instituições de ensino, essa é uma ótima maneira de ajudar a reter os alunos. Veja abaixo os benefícios de fomentar a comunicação e as relações entre casa e escola:


  • Benefícios que o aluno terá

Família e escola juntos e fomentando boas relações podem criar um cenário bastante favorável para os estudantes.


A consequência imediata é que os responsáveis estarão mais envolvidos na vida escolar de suas crianças. Isso traz alguns benefícios para os alunos.

Primeiro, monitore de perto as atividades e pesquisas realizadas em casa. Com maior apoio dos responsáveis e até a ajuda na hora de fazer os deveres podem aumentar o aprendizado e o desempenho dos alunos Os pais se envolvem na vida escolar de seus filhos, incentivando-os a se envolverem mais nos estudos e nos deveres de casa.


Por exemplo, saber que um dos pais prestará atenção e cuidado quando uma tarefa for deixada inacabada ou a pontuação de um teste for ruim pode ser um fator motivador. O progresso se reflete não apenas nas notas e avaliações, mas no desenvolvimento de todo o aluno. Mesmo quando se trata de disciplina e comportamento em sala de aula, as crianças que recebem mais atenção de seus pais são em grande parte mais disciplinadas.

  • Benefícios que a escola terá

Para a escola, são notáveis ​​as conquistas na construção de um bom relacionamento com as famílias dos alunos e no incentivo aos responsáveis para a participação nas atividades diárias.


Conselhos e críticas para a melhoria do trabalho podem ser obtidos mantendo estradas abertas e uma forte relação família-escola. Como se fosse uma pesquisa de satisfação informal, de baixo custo e contínua.


Ouvir não apenas os alunos, mas também suas famílias podem tornar as escolas cada vez mais atraentes para eles e outras partes interessadas.


Outra razão para investir na comunicação entre casa e escola é melhorar a retenção dos alunos. A relação com a instituição é um dos aspectos considerados na rematrícula para o próximo ano letivo.


Quando esse vínculo é positivo, os números de retenção de alunos são maiores, reduzindo as taxas de evasão.


Como melhorar a comunicação com os responsáveis?

Para que essa relação seja boa e frutífera em todos os itens acima, a comunicação entre casa e escola deve ser fluida e positiva.


Algumas estratégias podem ajudar as escolas a manter e estimular a comunicação com os pais. Confira alguns deles:

  • Ter canais de comunicação claros entre casa e escola

O primeiro passo para incentivar os responsáveis a participar e se comunicar com a vida escolar de seus filhos é estabelecer canais abertos de comunicação. Por exemplo, isso não significa apenas conversar com os pais todos os dias ou fazer reuniões mensais.


Nesse caso, o segredo não é a assiduidade, mas deixar claro que eles podem entrar em contato com a escola quando precisarem ou sentirem necessidade.

Com o App Minha Escola, os responsáveis também conseguem enviar mensagens para a Escola.


E é possível ter tudo em um só lugar, desta maneira você não precisa usar WhatsApp, e-mail ou outros meios digitais para a comunicação.


  • Manter diálogo constante

Além de manter os canais abertos e constantemente atualizados, muitas vezes as escolas precisam ter uma atitude mais proativa na comunicação com os responsáveis.

Para fazer isso, as escolas precisam incentivar a comunicação contínua com os membros da família.


Para estimular o envolvimento da família na escola, uma dica é mostrar a importância da presença deles na vida escolar da criança. Além disso, mantenha-os informados sobre as atividades da escola e dos alunos.


Agora é possível ir além das agendas escolares tradicionais e estender a ação para as mídias digitais.


Na nossa Agenda Digital é possível enviar o ‘Resumo Diário’ para os responsáveis terem um acompanhamento do dia a dia da criança.

Com a funcionalidade ‘Álbum de Fotos’ as Escolas conseguem enviar fotos de atividades feitas pelo aluno para os familiares matarem aquela saudade e ficarem mais tranquilos.


  • Realizar eventos na escola

Organizar eventos durante o ano letivo é outra estratégia divertida para envolver as famílias na escola. Esta é uma oportunidade para os pais participarem da experiência escolar como um todo.

Além de se envolver com a escola para saber mais sobre ela, esta é outra oportunidade de conversar facilmente com outros responsáveis.


É muito divertido que a escola promova momentos agradáveis ​​de lazer e bem-estar que unam as famílias.


Esses eventos podem ser o Dia dos Pais/Dia das Mães, ou até mesmo uma feira de cultura e ciência promovida pela escola.

Ao estimular o envolvimento da família na escola, não apenas no campo da educação, a instituição demonstrou foco no desenvolvimento do aluno, solidariedade com os pais e testemunho de seus valores.

E para estes eventos, com o aplicativo você envia os comunicados e solicita confirmação do responsável e consegue ver a visualização dessa notificação.


No calendário do App Minha Escola você marca todos os eventos que terão no mês e aplicativo envia uma notificação para o responsável 24h antes para lembrar da atividade que terá no próximo dia.

Viu só como uma agenda digital pode te auxiliar na comunicação com as famílias? Entre contato com a gente e saiba mais!


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page