Buscar

Como adaptar a sua escola aos protocolos de retorno


Na teoria, sabemos que precisamos manter o distanciamento social, mas como colocar isso em prática na escola? Difícil sim, mas não impossível.

Confira algumas dicas para a adaptar a sua escola para esse retorno


Distanciamento social


O distanciamento social é necessário para evitar a contaminação e a disseminação do COVID-19. Além do uso de máscaras e higienização das mãos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda manter uma distância de 1 metro entre as pessoas.

Já as escolas estão adotando 2 metros para garantir a eficácia do distanciamento.


Distanciamento social na escola


Como as escolas já estão se preparando há meses para a retomada, alguns planos de contingência já foram adotados e até implementados. Mas, é importante fazer um bom planejamento antes de fazer investimentos nesse período de pandemia.

Não adianta comprar vários totens de álcool em gel sem pensar nos locais apropriados para colocar. Da mesma maneira, não faz sentido instalar dezenas de pias para lavagem das mãos em locais que podem gerar aglomeração dos alunos e profissionais da educação

Como o Uruguai se preparou para a volta as aulas presenciais

Por isso, planejar antes é tão essencial para a volta às aulas. Estude a arquitetura da sua instituição de ensino e busque ajuda de profissionais para entender o que deve ser melhorado. 

Distanciamento social na sala de aula


A primeira dúvida dos pais e responsáveis sobre a volta às aulas é: os alunos conseguirão seguir os protocolos? Esse questionamento acontece principalmente com as escolas de Educação Infantil

Os pequenos alunos têm mais dificuldade em usar máscaras, manter a higiene e ficar longe dos coleguinhas. É normal sentir saudade, brincar juntos e compartilhar materiais, mas a escola precisa ensinar novos hábitos. E aqui vem um ponto interessante, a escola infantil por ser menor e ter menos circulação de alunos e a grande maioria conta com pátios e espaços externos abertos, acaba sendo mais fácil manter esse distanciamento e o controle. Sem contar que os pequenos obedecem e seguem regras bem mais fácil que os alunos maiores.

Algumas medidas que podem ser tomadas:

  • Vídeos educativos e brincadeiras para mostrar a importância dos protocolos

  • Aproveitar a ventilação natural

  • Se comunicar ativamente com os pais e responsáveis sobre o dia a dia da escola e das crianças. As famílias precisam estar engajadas para que todos entendam a importância do distanciamento social

  • Reorganizar a distribuição de mesas seguindo as regras do plano de contingência

  • Diminuir o número de alunos por turma 

  • Intercalar os horários por segmentos ou turmas

  • Escalonar a entrada e saída dos alunos para evitar aglomerações

  • Adotar o ensino híbrido 


O ensino híbrido quando força nessa pandemia e é a metodologia mais recomendada para a volta às aulas presenciais, já que uma parte dos alunos pode ficar em casa.

A tecnologia nunca foi tão importante na educação como agora. Através dela é possível se comunicar com as famílias em tempo real, ter aulas online, assinatura digital de documentos, pagamento de mensalidades e matrículas pelo aplicativo e muito mais


Prepara sua escola para conectar alunos, pais e educadores

Soluções para sua escola


A tecnologia está ajudando muitas escolas a superar esse momento delicado e ainda saírem mais fortes. Primeiro, é necessário manter uma comunicação constante e eficiente com toda a comunidade escolar

Para isso, sua escola pode utilizar uma agenda digital. Com a Minha Escola, você pode mandar comunicados e atividades, criar alguns de fotos e vídeos, criar eventos, vídeo aulas e até mesmo fazer com que os pais paguem os boletos diretamente pelo app.

Evite aglomerações. Com o controle de chegadas e saídas da Minha Escola, os pais avisam quando vão buscar ou levar as crianças e você fica sabendo, exatamente, quando eles chegarão. Tudo através de geolocalização.


E os protocolos de retorno? Para sua escola se organizar e voltar com segurança colocamos os protocolos no app. Registro de medição de temperatura e histórico do aluno, alertas automáticos de higienização, e muito mais!

Aproveite condições especiais e experimente a Minha Escola na sua escola. 

Telefones

+ 55 54 9 9158.0014

+ 55 54 9 9157.4993