Buscar
  • App Minha Escola

Captar alunos e aumentar as rematrículas em 2022


Como reter e captar novos alunos neste “novo normal?”

Quais as melhores estratégias para uma campanha de rematrícula? Reunimos nesta matéria 5 ideias para ajudar você e a sua escola a terem sucesso neste momento. Boa leitura!

1. Crie um bom planejamento e aumente as chances de sucesso

Ainda carregamos as incertezas destes tempos pandêmicos. A tendência é que em 2022 estejamos caminhando para 100% das aulas e prestação de serviços de forma presencial. Mesmo assim, um bom planejamento é fundamental para reter estudantes, conquistar os pais que saíram da escola e captar novos alunos. Para organizar a campanha de sua escola, lembre-se de:

1 – Criar materiais de divulgação e apresentação; 2 – Definir o cronograma para as matrículas e rematrículas; 3– Estabelecer metas de retenção e captação de alunos; 4 – Criar ações promocionais e que destaquem os diferenciais da sua escola; 5 – Definir canais digitais para atendimento ágil e organizado.

Envolva a sua equipe nesse planejamento e pense em formas de inovar esse processo.

2. Comunique os valores da sua escola e faça das famílias seus porta-vozes

No período de retomada em meio à pandemia, ter presença digital forte deixou de ser uma opção para se tornar um fator chave de sucesso. As medidas de distanciamento social reforçaram que a tecnologia veio para ficar na educação. Para a retenção, ter uma agenda digital escolar para a comunicação com as famílias fortalece o vínculo e aumenta o engajamento com o propósito da escola. As escolas que tiveram uma comunicação ativa com as famílias sofreram menos nessa pandemia. Além de conseguir fidelizar alunos, a adesão à rematrícula é mais certeira. Com a tecnologia, é possível realizar pesquisas de intenção de rematrícula, e assim ser mais assertivo na hora de abordar cada família. Se sua escola ainda não usa uma agenda digital escolar, pode optar por redes sociais, e-mail e telefone, ou outras formas de comunicação. Para a captação de alunos, ter um site e redes sociais atualizados e que ilustram os valores da escola e a proposta pedagógica é fundamental em tempos de pandemia. São nas redes sociais que os pais vão buscar informações. Para gerar valor e conquistar a confiança das famílias, tenha depoimentos dos pais contando sobre suas experiências com a sua escola e como seus filhos estão se desenvolvendo e aprendendo, em vídeo ou em texto. Outra dica é que o boca a boca continua sendo um ótimo aliado na captação e retenção de alunos.

3. Reforce laços e experiências com as famílias, mesmo estando longe

A pandemia afetou todas as escolas. Teve aquelas de se destacaram com um bom posicionamento, usando a tecnologia a seu favor, e aquelas que simplesmente não fizeram nada, esperando tudo isso passar.

Use a tecnologia como aliada para fortalecer o vínculo com as famílias. E reforce para as famílias o quanto a sua escola fez e está fazendo nesse período de pandemia. O quanto inovou, o quanto investiu, o quanto está seguindo com eficácia os protocolos de retorno. DI-VUL-GUE.

E também seja transparente, sempre, quanto a mensalidade e valores, pois essa é com certeza algo que afetará a tomada de decisão na hora dos pais escolherem uma nova escola, ou se permanecem na mesma. Ter um aplicativo que facilite pagamentos on-line é um diferencial. A possibilidade de pagamento por boleto ou até mesmo débito automático também o são. Invista nessas ferramentas para facilitar o dia a dia dos pais e também o da sua escola.

4. Gerar boas expectativas para o próximo ano letivo

É importante comunicar novidades, criar expectativas positivas e envolver as famílias para o ano que virá. Mostre tudo que foi feito e como a escola se preparou para esse novo cenário. Se vai se presencial, seguimos os protocolos, se vai ser on-line estamos tecnologia para isso, ou se vai ser o ensino híbrido a escola também está preparada. As famílias precisam saber como a escola irá receber seus filhos. Precisam sentir-se seguras e saber que, independente do cenário de 2022, o ambiente escolar estará ainda mais preparado para o "novo normal".

5. Pandemia x Rematrícula

Falamos de novo: é preciso mostrar tudo o que foi investido, desde a compra de equipamentos até a capacitação da equipe. Reforce que a escola seguindo todos os protocolos é um ambiente seguro.

E, mesmo quando a pandemia passar, alguns métodos não voltarão a ser os mesmos. Serão substituídos por processos mais fáceis, ágeis e baratos. Sabemos que a pandemia afetou o bolso de todos e por isso uma política de descontos pode ser atrativa.

Organize as despesas e faça os descontos dentro de uma margem de lucro. Por isso ela deve ser bem planejada. Você pode fazer uma campanha de promoção para os alunos que ficaram com a escola durante a pandemia. Uma promoção relâmpago para aqueles que se matricularem em determinado período e até uma promoção para aqueles alunos que voltarem em 2022.

O momento exige estratégias diferentes e a tecnologia é nossa aliada!

Esperamos que você tenha gostado dessa matéria. Quer saber como o App Minha Escola está ajudando centenas de escolas a entrar e se adaptar àera da tecnologia?

Clique aqui! E descubra :)

168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo