Campo de Experiência: "O eu, o outro e o nós”: contextos de interação

O App Minha Escola falou com a Isadora Alves Roncareli sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está organizada em cinco Campos de Experiência que visam garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças da Educação Infantil. No Campo de Experiência “O eu, o outro e o nós” a criança tem contato com a diversidade que constitui a sociedade, compreendendo as relações interpessoais, com outras crianças e com adultos.

Para que as experiências nesse contexto sejam significativas, as crianças precisam explorar propostas que as levem a desenvolver o autoconhecimento, o conhecimento do outro e suas singularidades, além do desenvolvimento de atitudes de cuidado e cooperação no cotidiano escolar. A ideia é que com o desenvolvimento dessas atitudes na escola elas sejam expandidas para as outras relações que a criança estabelece, no decorrer do seu crescimento, nos diferentes grupos sociais em que está inserida.

Como explorar esses contextos na escola de Educação Infantil?

Os bebês precisam experimentar momentos de interação com seus pares em brincadeiras cotidianas, como rodinhas de música, momentos de exploração de brinquedos e escuta de histórias em conjunto, para que aprendam a conviver com grupos diversos. A interação com o adulto também precisa ser constante, através da linguagem oral e da expressão corporal, a fim de que o bebê aprenda a expressar suas necessidades e desejos.

As crianças bem pequenas, através das experiências nesse Campo, desenvolverão atitudes de respeito às regras de convivência e do reconhecimento do outro como sujeito único. As propostas de brincadeiras em grupo, rodas de conversa e o reforço sobre os combinados da turma na rotina escolar auxiliam nesse desenvolvimento. Além disso o trabalho com histórias e desenhos que estimulem a percepção das diferenças entre as pessoas são importantes nessa faixa etária.

As crianças pequenas já conseguem explorar contextos mais complexos, em que possam ser estimuladas a exercitar a empatia e a resolver conflitos sem a intervenção direta do adulto.

Para auxiliar as escolas na construção de propostas que envolvam O eu, o outro e o nós, o App Minha escola tem o Uniftec Kids que oferece planos de aula e sequências didáticas pensadas especialmente para os bebês, com contextos de interação e vivências em momentos de alimentação, higiene e sono.

Para as crianças bem pequenas há propostas de brincar heurístico, além de livros que trabalham o respeito às diferenças. Para as crianças pequenas há, além de planejamentos e livros infantis, jogos e animações sobre sentimentos, emoções e cuidados consigo mesmo.

Acessando o Uniftec Kids as escolas e educadores encontram uma variedade de planejamentos, livros, animações e jogos que contemplam todos os Campos de Experiência da BNCC, além de suporte pedagógico para adaptação dos materiais à realidade da sua escola.

A parceria App Minha Escola e UniftecKids está transformando as escolas!

1.560 visualizações0 comentário