Buscar

Afasta o Sofá e vem Dançar! Como manter o engajamento das crianças




A quarentena adotada por escolas , na tentativa de frear a disseminação do novo coronavírus, fez com que essas instituições tivessem que repensar sua maneira de trabalhar. A maioria delas optou pelo uso das tecnologias para dar continuidade ao ensino e a outras atividades.


No caso da dança, por exemplo, muitas escolas passaram a promover lives das aulas, transmitidas pelas redes sociais, ou vídeos com exercícios e sequências, disponibilizados em diferentes plataformas para o acesso dos alunos. Mas, quando se trata de crianças, uma aula sem a possibilidade do contato físico e da interação pode se tornar ineficaz e tediosa. A utilização de recursos que estimulem a fantasia, de músicas e de técnicas de storytelling são indicados para cativar o público infantil, especialmente quando se trata de vídeos. Também é importante que o material não seja muito longo.


A dança tem sua na sua magia a capacidade de contagiar a todos! Afinal quem dança é mais feliz.

POR QUE A DANÇA PODE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DAS CRIANÇAS?

Promove o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo;

Apresenta a criança ao mundo das artes;

Desenvolve a consciência do corpo, a expressão e a musicalidade;

Estimula a autonomia, a disciplina e a criatividade;

Desenvolve a adaptabilidade através da resolução de problemas, levando a criança a formular suas próprias hipóteses;

Maior ajuste e rapidez aos estímulos e respostas motores e cognitivos;

Criação do movimento consciente;

Promove a memorização através dos movimentos e coreografias interligando-as com histórias;



Um bom exemplo de como executar essas videoaulas para crianças, com criatividade e eficiência, é o modelo criado pela professora Flávia Thais de Abreu, proprietária da empresa Ballet Flávia Thais.


Ela ministra aulas de ballet baby class em escolas infantis e teve que replanejar seu trabalho, devido à interrupção das atividades.


Desde que começou a trabalhar com ballet baby class, há sete anos, a professora faz aulas temáticas e utiliza diversos recursos lúdicos e visuais para ensinar a dança.




Telefones

+ 55 54 9 9158.0014

+ 55 54 9 9157.4993