5 formas de engajar as famílias com a sua Escola

Um das grandes dificuldades das Instituições de Ensino é o baixo engajamento escolar, ou seja, a baixa participação das famílias na escola.

Hoje em dia com a rotina corrida dos pais e responsáveis acompanhar a vida escolar dos seus filhos acaba virando um desafio.

Mas, para melhorar o engajamento das famílias no ambiente escolar, é preciso fazer com que elas percebam a importância de estarem presentes e ativas no dia a dia dos alunos.

Aqui vem um ponto importante, a educação é um processo misto, ou seja, família e escola precisam caminhar juntas. É nisso que a Agenda Digital Minha Escola acredita.

É preciso o engajamento de pais, responsáveis, professores, diretores, ou seja, de toda comunidade escolar para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos. Por isso, a Agenda Digital Minha Escola preparou cinco dicas de como aumentar o engajamento das famílias com a sua instituição de ensino.

1. Fale da sua Escola O contato com os pais sempre é importante, por isso sempre que possível, apresente e reapresente a Escola e as melhorias que vem fazendo. Apresentar a equipe, as instalações, o projeto político pedagógico, os novos projetos, as mudanças... fará com que as famílias se sintam bem recebidas e também façam parte do ambiente escolar e consequentemente mais à vontade para voltar em outras ocasiões. Aproveite também para compartilhar as regras e normas do regimento escolar, assim os pais saberão seus direitos e deveres. 2. Horários para as reuniões É importante que reuniões ou qualquer outra ocasião em que os responsáveis precisem comparecer na escola, sejam marcadas em datas e horários que possibilitem a participação de todos, ou da grande maioria. Sabemos da falta de tempo e do corre e corre das famílias, por isso o ideal é marcar o evento com antecedência e também informar quais os assuntos que serão tratados durante o encontro. 3. Promova eventos Atividades de lazer, culturais esportivas, festas e comemorações são ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima e aumentar o engajamento das famílias na escola. Aqui vem outra dica importante: É preciso interagir com pais e responsáveis não só nos momentos das reuniões, mas também nesses momentos de descontração e diversão. 4. Faça com que as famílias participem das atividades escolares Um dos principais desafios para aumentar o engajamento das famílias é fazer com que elas participem das atividades escolares. Por isso faça eventos onde pais e filhos consigam interagir e participar. Outra dica é fazer pequenos eventos, ou seja, um evento por turma, por exemplo. Onde os pais e responsáveis conseguem entender mais o trabalho pedagógico e ainda trocarem informações. Você sabia que com a Agenda Digital Minha Escola os pais e responsáveis conseguem ter o calendário das atividades escolares na palma da mão. E ainda é possível solicitar confirmação de presença nos eventos. E 24 horas a cada atividade escolar os responsáveis são notificados com uma mensagem, lembrando eles com antecedência. 5. Invista em comunicação Investir em uma comunicação de qualidade é fundamental em qualquer âmbito da sociedade. E na relação família-escola não é diferente. Uma comunicação clara, rápida, assertiva e sem ruídos ajuda no engajamento de toda a comunidade escolar. Os aplicativos escolares têm como objetivo simplificar e fortalecer a comunicação família-escola. A Agenda Digital Minha Escola, por exemplo, é um aplicativo que permite à Escola gerenciar comunicados, calendário escolar, informações da rotina dos alunos, fotos e muitos mais. Tudo isso de uma forma simples, prática e segura. Quer melhorar a comunicação da sua escola e fortalecer o engajamento das famílias? Conheça agora mesmo todas as funcionalidades da Minha Escola.